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Infraestrutura

Área PAR50, no Porto de Paranaguá, é arrematada pela FTS Participações Societárias S/A

Área voltada aos granéis líquidos foi leiloada na B3, em São Paulo, e conta com previsão de investimento de mais de R$ 338 milhões

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Foto: Fabio Chialastri - Ofício da Imagem

Na tarde da sexta-feira, 24, na B3, em São Paulo – SP, foi realizado o leilão para o arrendamento da área portuária denominada PAR50, localizada no complexo portuário formado pelos Portos de Paranaguá e Antonina, cuja empresa pública estadual responsável é a Portos do Paraná, do Governo do Estado. A área foi arrematada pelo valor de outorga de R$ 1 milhão pela empresa FTS Participações Societárias S/A, ligada à empresa Fortesolo, através da participante credenciada Ativa Investimentos, que ficará responsável pelo arrendamento da PAR50, voltada para granéis líquidos na parte oeste do Porto de Paranaguá. 

De acordo com a Portos do Paraná, o leilão teve como objetivo a seleção da proposta mais vantajosa, com critério de maior valor de outorga, para a celebração de contrato de arrendamento de área e infraestrutura públicas localizadas dentro do Porto Organizado de Paranaguá. “A PAR50, com 85 mil metros quadrados, é voltada para granéis líquidos e está localizada no lado oeste do cais do porto de Paranaguá. O investimento previsto chega a R$ 338,2 milhões para a PAR50”, explica a Portos do Paraná.

PAR50  conta com 85 mil metros quadrados e fica situada no lado oeste do cais do Porto de Paranaguá (Foto: Divulgação/Portos do Paraná)

Diretor-presidente da Portos do Paraná

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, o modelo de arrendamento de áreas portuárias faz com que o Porto seja ainda mais competitivo, algo que está sendo feito desde 2019 pela atual gestão, ressaltando a importância do governador Ratinho Júnior acreditar nessa linha de atuação da Portos do Paraná. “Isso demonstra uma autoridade portuária central pública, na sua essência, porém arrendando todas as áreas possíveis operacionais para que a iniciativa privada, com sua agilidade e competência, possa desenvolver da melhor maneira possível”, afirma.

“Esse é o caminho, desde 2019 essa é a quarta ou quinta licitação que a gente faz, temos mais três ou quatro previstas, se tudo der certo, para esse ano, para que tenhamos cada vez mais um Porto desenvolvido com todas as suas áreas disponíveis sendo exploradas de forma muito adequada e atendendo, principalmente, aos usuários, com qualidade e eficiência”, ressalta o diretor-presidente. 

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, o modelo de arrendamento de áreas portuárias faz com que o Porto seja ainda mais competitivo (Foto: Reprodução/B3)

“Agradeço ao nosso time de diretores e colaboradores que se dedicaram muito para que chegássemos ao nosso momento”, frisa, agradecendo também à Antaq e Ministério dos Portos, por meio dos seus representantes. “Agradecemos aos proponentes vencedores que acreditaram mais uma vez na potencialidade do Porto de Paranaguá. Esse processo começou a ser desenvolvido em 2020 e, três anos depois, chegamos para bater o martelo”, explica, ressaltando que há mais processos no setor portuário para serem desenvolvidos nos próximos meses na área PAR50 para operacionalização dos investimentos. “Trabalhamos ativamente. Por mais que as demandas existam, todas foram vencidas, ou se não foram vencidas, serão”, ressalta, destacando a seriedade do Paraná com o setor portuário e logístico. “A ideia é que Paranaguá se torne cada vez mais referência em todo o tipo de carga”, completa.

FTS Participações Societárias S/A

“Gostaria de parabenizar o Dr. Luiz Fernando e o governador Ratinho Júnior pelo brilhante trabalho na Portos do Paraná. Nós do grupo acreditamos muito no potencial de desenvolvimento dos portos de Paranaguá e Antonina”, afirma o diretor Institucional do Grupo FTS, Alex Sandro de Ávila (Foto: Reprodução/B3)

“Gostaria de parabenizar o Dr. Luiz Fernando e o governador Ratinho Júnior pelo brilhante trabalho na Portos do Paraná. Nós do grupo acreditamos muito no potencial de desenvolvimento dos portos de Paranaguá e Antonina, tanto é que participamos do leilão”, afirma o diretor Institucional do Grupo FTS, Alex Sandro de Ávila. “Precisamos procurar uma sinergia entre Porto e cidade, algo muito bem-vindo. Esse desenvolvimento conjunto é factível e um dos motivos para desenvolver o empreendimento, fazer com que a cidade venha a se desenvolver junto com o Porto”, completa.

Alex Ávila ressalta que a atuação na PAR50 ocorrerá de forma planejada para início das atividades. “Temos algumas etapas a serem superadas, hoje foi uma das mais importantes, que é o sucesso no leilão. Seguiremos avançando de acordo com o cronograma, cumprindo todas as etapas, a partir do momento que assinarmos o contrato e termos posse da área do leilão, daremos cumprimento para fazer os investimentos. O objeto é fazer isso no menor prazo possível”, afirma, dando o prazo de cerca de dois anos.

“Já atuamos no setor há cerca de 25 anos, nossa especialidade é granéis sólidos e carga geral, o nosso objetivo em participar é a diversificação das atividades e do portfólio, acompanharmos o desenvolvimento do mercado do Paraná, principalmente”, afirma o diretor.

Ministério de Portos e Aeroportos

“Espero que todos os portos do País tenham o mesmo sucesso das medidas que foram feitas no Porto de Paranaguá a frente da gestão do Luiz Fernando”, frisa o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Duarte Gusmão (Foto: Reprodução/B3)

“Espero que todos os portos do País tenham o mesmo sucesso das medidas que foram feitas no Porto de Paranaguá a frente da gestão do Luiz Fernando”, frisa o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Duarte Gusmão, ressaltando o foco no aumento de arrendamentos e investimentos públicos e privados, modelo que mescla autoridades portuárias fortes, como a Portos do Paraná. “Em 2023 teremos outros importantes eventos de arrendamento para que possamos gerar emprego e renda para a nossa população”, completa, frisando a linha de atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. 

Gusmão afirmou também que no primeiro semestre de 2023 deverá ser firmada uma decisão a respeito da dragagem do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. “Esse decisão vai ser tomada rapidamente. O ministro Márcio tem conhecimento sobre isso, iremos aprofundar esses estudos. Não tenha dúvida que o Porto de Paranaguá será um dos portos que teremos como espelho no Brasil dentro do modelo de autoridade portuária forte para atrair cada vez mais investimentos privados”, detalha.

Antaq

“Parabenizamos o grupo vencedor por acreditar no projeto, no PAR50, algo de muita importância ao Porto de Paranaguá. Gostaria de exaltar toda a equipe da Portos do Paraná, na pessoa do Luiz Fernando”, afirma Eduardo Nery Machado Filho, diretor-geral da Antaq (Foto: Reprodução/B3)

“Desde já parabenizamos o grupo vencedor por acreditar no projeto, no PAR50, algo de muita importância ao Porto de Paranaguá. Gostaria de exaltar toda a equipe da Portos do Paraná, na pessoa do Luiz Fernando”, afirma Eduardo Nery Machado Filho, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), salientando o acerto da Portos do Paraná ser o poder concedente na licitação. “Isso dá mais dinamismo e faz com que as áreas tão necessárias a serem exploradas no Porto sejam desenvolvidas”, argumentou, ressaltando a superação de etapas legais e legalidade do processo com esforço conjunto. “É importante celebrar esta importante conquista ao Porto de Paranaguá”, completa. 

“Temos uma sinergia, uma linha de montagem estabelecida, implantada, e com essa convicção sabemos que teremos muito mais arrendamentos aqui de terminais”, frisa o diretor-geral. “Queremos um serviço prestado de excelência ao usuário, que traga cada vez mais modernidade e produtividade aos Portos”, finaliza.

Leilão em vídeo

O leilão completo pode ser assistido abaixo:

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