conecte-se conosco

Infraestrutura

Após chuvas intensas, Estrada da Graciosa seguirá fechada preventivamente até a manhã de quinta-feira

Rodovia litorânea fechou às 10h de quarta-feira, 31

Publicado

em

Fotos: DER

O trecho conta com obras de recuperação de talude em quatro quilômetros

Após as chuvas registradas nos últimos dias na Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) decidiu interditar preventivamente e temporariamente a rodovia na quarta-feira, 31. O fechamento ocorreu às 10h. A previsão de reabertura é na quinta-feira, 1.º, às 9h.

Medidas semelhantes têm sido empregadas quando há registro de excesso de chuva em um único dia ou acúmulo de chuva ao longo de dias seguidos. O trecho conta com obras de recuperação de talude em quatro quilômetros, após deslizamentos de terra, rochas e vegetação em meses anteriores, com a chuva causando novos danos localizados e podendo colocar em risco os usuários.

Equipes da obra permanecem no trecho realizando serviços preventivos e paliativos, com a retomada total dos trabalhos acontecendo após as condições climáticas melhorarem.

A decisão foi tomada com base em análises geotécnicas e pluviométricas do trecho, tendo sido registrado um acúmulo de 90 mm de chuva no local das obras nos últimos três dias. O DER/PR permanece monitorando o local, podendo realizar novas interdições conforme a necessidade, visando preservar a segurança de todos os envolvidos.

OBRAS EM ANDAMENTO

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) segue avançando nas obras de recuperação da Estrada da Graciosa, atingida por escorregamentos de terra, rochas e árvores no começo do ano. Os pontos mais críticos já estão fora de perigo, sem risco de a pista centenária ceder. Os serviços são realizados por mais de 100 trabalhadores contratados de maneira emergencial pelo DER/PR.

As frentes de trabalho atuam em quatro quilômetros, realizando serviços específicos para atender os diferentes danos. Devido às constantes tempestades dos últimos meses, bem como dificuldades operacionais da execução da obra, que incluem um bota-fora de materiais escavados distante do local dos serviços, e o tráfego de veículos permanente na rodovia, a recuperação da Graciosa deve se estender ao segundo semestre.

Frentes de trabalho noturnas atuam no km 8, km 11+200 e km 12, visando acelerar o andamento da obra, combinadas às atividades já realizadas durante o dia.

Com informações do DER/PR e AEN

Em alta

plugins premium WordPress