conecte-se conosco

Infraestrutura

Edital de avaliação de áreas de risco da Estrada da Graciosa já tem empresa vencedora

Investimento vai identificar os possíveis pontos de escorregamento

Publicado

em

Investimento inédito vai identificar todos os possíveis pontos de escorregamento que podem atingir a rodovia no futuro / Foto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta sexta-feira (19) o resultado da licitação para avaliar as encostas e taludes da PR-410 (Estrada da Graciosa) entre o km 6 e km 16, em Morretes, na região do Litoral.

A empresa Moretti Engenharia Consultiva Ltda. foi declarada vencedora, com proposta de preços no valor de R$ 2.640.334,14. As demais participantes da disputa foram desclassificadas por não atenderem a todos os critérios do edital, mas caso não concordem com o resultado, podem registrar intenção de recorrer no Portal de Compras do governo federal.

Caso não haja recursos interpostos, o próximo passo é a homologação do resultado pelo DER/PR, seguido por trâmites internos para assinatura de contrato.

O objetivo desta licitação é identificar todas as áreas de risco de deslizamentos e elaborar soluções para garantir sua estabilidade, evitando que novos danos voltem a ocorrer na Estrada da Graciosa, que teve seu tráfego liberado integralmente no final do ano passado, após serem recuperados os estragos causados pelas chuvas.

O edital prevê serviços de mapeamento e perfilamento a laser em veículo aéreo, avaliação das condições de drenagem, avaliação das condições geotécnicas e realização de sondagens, consolidação de estudos sobre o trecho e elaboração de um mapa de risco, e a elaboração de projetos básicos de engenharia para os pontos críticos identificados. A área que será monitorada tem 6,82 quilômetros quadrados.

O prazo de execução das atividades será de cinco meses, após assinatura de contrato e emissão de Ordem de Serviço.

Fonte: AEN

Em alta

plugins premium WordPress