conecte-se conosco

Infraestrutura

Antessala do Santuário de São Francisco das Chagas é interditada preventivamente

Situação não interferiu na realização de missas

Publicado

em

O Santuário de São Francisco das Chagas, em Paranaguá, interditou preventivamente um espaço interno da igreja devido a problemas estruturais, o que não comprometeu o funcionamento das celebrações religiosas, que ocorrem todos os dias com a presença de fiéis.

De acordo com o padre Fred Duarte, reitor do Santuário, a interdição ocorreu nesta semana, na antessala da igreja, próximo a secretaria. “Desde que eu cheguei aqui, em junho do ano passado, eu comecei a fazer algumas limpezas no segundo andar e algumas avaliações. Daí eu percebi que duas das vigas da antessala estavam ruinzinhas, mas com o tempo elas parecem que pioraram. Por isso, eu tomei a decisão de chamar o Corpo de Bombeiros, e os bombeiros chamaram a Defesa Civil para fazer uma avaliação da situação das vigas”, explicou o padre.

A reitoria do santuário aguarda a conclusão do laudo da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “E o Iphan pode autorizar o conserto ou a troca das vigas, porque ficaria um pouco mais complicado fazer isso diretamente com o Iphan sem o laudo de perícia da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Então, é uma interdição preventiva que nós fizemos para evitar futuros ou possíveis acidentes. Não ocorreram acidentes, mas para evitar possíveis acidentes interditamos esse lugar e agora quando sair o laudo oficial eu vou levar para o Iphan pedindo autorização para consertar ou trocar essas vigas”, contou o reitor.

A igreja é uma das mais antigas do Paraná em pé, ou seja, que não foi modificada em sua estrutura original. Ela tem uma importância histórica e religiosa, porque São Francisco de Assis é um santo muito popular no Brasil Colônia, Brasil Império, também em Portugal, muitas são as igrejas dedicadas ao santo. Já faz mais de oito séculos que São Francisco nasceu e morreu e continua a devoção.

A interdição preventiva ocorreu em um local onde as pessoas em geral tinham acesso para entrar e sair da igreja. Segundo o padre Fred Duarte, essa situação não interferiu na realização de missas. “Segue funcionando normalmente, graças a Deus. Todos os dias temos missas ao meio-dia. Eu abro a igreja geralmente às 9h e fecho às 17h. E tem missa aos sábados às 17h e aos domingos às 11h”, disse.

“Os bombeiros perguntaram se tem algum barulho que estava fazendo no local e eu disse que não, não faz nenhum barulho. Só pela vista mesmo que você. Você pode perceber que está apodrecendo essas vigas e a gente não sabe quando que vai cair, então, por isso é uma medida preventiva”, completou o padre.

Desde 2009, o Santuário de São Francisco das Chagas voltou a pertencer à Mitra Diocesana de Paranaguá. Seus quadros da Via Sacra são feitos de pintura em azulejos e foi realizada por um artista local.

Em alta

plugins premium WordPress