conecte-se conosco

Eventos

Festival Afro Latino reunirá diversas atrações na Estação Ferroviária

Evento acontece neste sábado, 23

Publicado

em

Paranaguá terá o 1.º Festival Afro Latino Tereza de Benguela neste sábado, 23. O objetivo é celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional da Mulher Negra e de Tereza de Benguela. A Cia Cultural Rainha Maçã organiza o evento que terá diversas atrações na Estação Ferroviária, aberto a toda a população, a partir das 14h.

A idealizadora do Festival é a produtora parnanguara Joice Cardoso
Foto: Reprodução/Facebook

“Em paralelo ao palco na área externa haverá a feira de empreendedores, praça de alimentação, yoga e capoeira. Ainda na área interna teremos o “Espaço de Beleza Afro” onde o público poderá fazer tranças nagô gratuitamente”, contou a idealizadora do festival e produtora parnanguara, Joice Cardoso que, desde 2019, tem o objetivo de realizar um evento como este para abranger toda a população.

Sobre a data

O dia 25 de julho no Brasil representa o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra” pela Lei 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma importante liderança quilombola na região da fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.

Segundo a organização do evento, o festival também é importante para alertar sobre a violência que as mulheres negras ainda sofrem na sociedade. “Dentro e fora do Brasil a população negra é umas das mais atingidas pela violência, principalmente mulheres. No ano de 2020 no Brasil a cada três mulheres mortas pelo feminicídio, duas eram negras. No “Atlas da Violência” as mulheres negras correspondem a 66% das mulheres assassinadas, fora outros tipos de violência como a doméstica, obstétrica, entre outras. Ainda hoje a mulher negra é uma das principais vítimas da opressão”, disse a organização do evento.

Programação 

A abertura do festival será às 14h. Às 15h40, acontece a performance “Gritaram me negra”, com a Cia Cultura Rainha Maçã.  A partir das 16h30 o evento contará com o som do DJ Giovane Nedz. Às 17h, o público poderá acompanhar um desfile de roupas afros e apresentações artísticas pela ACNAP – Associação Cultural de Negritude de Curitiba.

Às 18h, a organização do festival fará os agradecimentos e encerrará as atividades do palco, da feira de empreendedores e do Espaço Beleza Afro. Logo em seguida, haverá a apresentação do filme Medida Provisória, com previsão de encerramento de todas as atrações às 20h.

Em alta

plugins premium WordPress