conecte-se conosco

Eventos

Dia do Trabalho: saiba a origem da data celebrada na segunda-feira

Origem possui relação com manifestação de trabalhadores em Chicago, nos EUA

Publicado

em

Arte: Ilustração feita em 1886 mostra a Revolta de Haymarket - Domínio Público

Na segunda-feira, 1.º de maio, é celebrado nacionalmente o Dia do Trabalho. A data remete à importância dos direitos dos trabalhadores, entretanto, é necessário compreender a origem do feriado que não só ocorre no Brasil, mas também em outros países. Para compreender isso, é preciso voltar para o dia 1.º de maio de 1886, quando milhares de trabalhadores realizaram uma manifestação nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em prol de direitos como redução de jornada, o que ocasionou uma greve geral no País, com mortes e repressão. 

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a principal reivindicação foi a redução de jornada de 13 para oito horas diárias no protesto em 1886. “No mesmo dia, foi deflagrada uma greve geral naquele país. Em 3 de maio, uma nova manifestação dos grevistas foi reprimida pela polícia, resultando na morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, durante novo protesto, um desconhecido lançou uma bomba que matou sete policiais.  Em represália, a polícia atirou na multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas”, detalha a assessoria.

Anos depois, em 1989, outro protesto ocorreu em Paris convocado por trabalhadores, também pedindo oito horas de trabalho diário, escolhendo a data de 1.º de maio justamente para homenagear a luta em prol de direitos que ocorreu em Chicago – EUA. “No ano seguinte, milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda, Grã-Bretanha, Itália, Suíça e dos Estados Unidos mostraram seu apoio à redução da jornada de trabalho fazendo uma greve no dia 1º de maio e desfilando pelas ruas de suas cidades”, informa o MPT.

“Os EUA até hoje não reconhecem essa data como Dia do Trabalhador, mas em 1890 o Congresso americano aprovou a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Em 1919 o senado francês também aprovou a jornada de 8 horas e proclamou o 1º de maio como dia dos trabalhadores e feriado nacional. Em 1920 foi a vez da Rússia incorporar a data ao seu calendário de feriados nacionais e, daí em diante, muitos outros países seguiram o exemplo”, detalha o Ministério Público do Trabalho. 

Brasil

No Brasil, a comemoração do 1.º de maio foi algo ocasionado também pela chegada de imigrantes europeus ao País, que vieram com ideais de luta em prol do direito dos trabalhadores, inclusive com influência do que ocorreu em Chicago, algo que se deu no início do século XX. “No Brasil, o dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes em 1924”, explica o MPT. No governo do presidente Getúlio Vargas, em 1930 a 1945, a data foi marcada também pela criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1.º de maio de 1943.

Com informações do MPT e Wikipedia

Em alta

plugins premium WordPress