conecte-se conosco

Eventos

Dia do Jovem Trabalhador é comemorado em Paranaguá

Cerca de 180 aprendizes participaram de programação organizada pelo Inat

Publicado

em

Na quarta-feira, 24, foi comemorado em Paranaguá o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar). O evento foi organizado pelo Inat (Instituto Nacional do Trabalhador) e contou com a participação de cerca de 180 aprendizes, além de gestores de empresas, autoridades e convidados.

O Inat é uma instituição local fundada em Paranaguá em 2013 que atende os aprendizes contratados pelas empresas da cidade. O fundador e presidente do Inat, Marciney Santos de Oliveira, ressaltou que na data de 24 de abril se comemora no Brasil o Dia do Aprendiz. “Temos no País a lei que oportuniza dar a garantia de direito para que jovens de 14 a 24 anos incompletos possam ingressar no mercado de trabalho e ter seu primeiro emprego como aprendiz. Fizemos esse evento específico para eles terem como reflexão e também como agradecimento pelas oportunidades”, afirmou Marciney.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, disse que há uma mobilização nas empresas da cidade para incentivar a aprendizagem dos jovens. “A gente cobra muito espaço para o jovem no universo de trabalho, mas nós temos que dar condições, mobilizar empresas parceiras para que elas vejam nos jovens de Paranaguá não só o futuro, mas o presente, porque eles já estão aqui, eles precisam ser treinados pelas entidades que têm essa habilidade e absorvidos pelas empresas que estão estabelecidas na nossa cidade para ter essa tão sonhada oportunidade de primeiro emprego”, destacou Ana Paula.

 Além dos jovens aprendizes, participaram gestores de empresas, autoridades e convidados

A jovem Ellys Scremim Marinho Scheffel, de 18 anos, representou os aprendizes no evento e falou sobre a experiência do primeiro emprego. “Vai fazer um ano que eu sou aprendiz e é uma experiência muito boa. Estou aprendendo bastante coisas no Inat, os professores são muito bons. Eu sou auxiliar administrativo, eu fico na parte da recepção, e também ajudo na parte do RH. É meu primeiro emprego, está sendo bem legal. Agora vou fazer o curso de letras, mas futuramente estou pensando em fazer alguma coisa relacionada a logística ou gestão portuária também”, contou Ellys.

Ministério Público do Trabalho

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Mariane Josviak, esteve em Paranaguá para acompanhar o evento. Segundo ela, a prioridade da aprendizagem é para os adolescentes de 14 a 18 anos, algo que pode mudar o presente e o futuro desses jovens.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Mariane Josviak, esteve em Paranaguá

“Eles vão ter a oportunidade de trazer recursos financeiros para suas casas, ter o contrato de trabalho, anotação na carteira e ter os direitos trabalhistas e previdenciários. Esta é uma comemoração a mais pelas conquistas que os jovens têm com as novas leis. Com as leis um pouco mais recentes, que garantem essa segurança, como carteira registrada. Ele não precisa sair da escola para ajudar no sustento da família, que as empresas ingressam nesse processo cada vez mais, as médias e grandes, que elas entendam a necessidade de fazer isso, a obrigatoriedade legal”, frisou a procuradora.

Em alta

plugins premium WordPress