conecte-se conosco

Eventos

1.º Festival da Cerveja Artesanal de Paranaguá movimentará Praça Mário Roque

Evento inédito trará mais de 40 rótulos de cervejas do litoral, gastronomia e música ao vivo entre sexta-feira, 1.º, a domingo, 3

Publicado

em

Propiciar lazer às famílias e uma opção de atração de turistas por meio de dez cervejarias artesanais locais de qualidade, carros antigos, atrações infantis, gastronomia, música, tudo isso tendo a cidade-mãe do Paraná como cenário: é esse o objetivo do 1.º Festival da Cerveja Artesanal de Paranaguá que ocorrerá entre sexta-feira, 1.º, a domingo, 3, na Praça Mário Roque, na Arena Paraná. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, com apoio do Governo do Estado e entidades. 

O diretor-executivo da Adetur, José Reis de Freitas Neto, o “Juca”, afirma que o evento é fruto de um esforço conjunto e por meio da Lei Municipal n.º 570 de 2019, do falecido vereador Nilo Monteiro, que inclui o evento no calendário do município, reforçando fevereiro como o mês da cerveja artesanal. “Conseguimos juntar Estado, município e os produtores de cerveja artesanal para realizar este festival. Da minha parte, a questão foi custurar isso, quem entende de festival são os produtores, então, representando a Adetur, devemos fazer com que isso aconteça na Arena Paraná, do Governo do Estado, com a Prefeitura dando um suporte grande aos eventos, mais quatro tendas serão colocadas, bem como parte elétrica, então teremos uma estrutura bem completa com banheiros, cadeiras, estações que a Prefeitura está oferecendo, então conseguimos no momento certo. A expectativa é a melhor possível, fizemos uma programação extensa com nove bandas, carros antigos, atrações para crianças, reunindo as famílias em um lugar bacana que é a Praça Mário Roque”, detalha.

“É o primeiro festival, queremos que ocorram vários, a nossa preocupação é que ele seja um evento que fique, que entre para o calendário oficial do município para que o parnanguara tenha orgulho,  assim como outros eventos da cidade. Esse é o nosso papel na Adetur, trazendo novas atrações ao litoral”, afirma Juca, frisando a atuação pioneira de Leonardo Lopes, proprietário da Ozean, na produção de cerveja artesanal no litoral. “Estamos muito bem acompanhados, o litoral está em destaque com suas cervejas artesanais. Teremos cervejarias praticamente de todos os municípios do litoral que vão trabalhar juntos. A intenção é fazer este tipo de evento não somente em Paranaguá, mas em todo o litoral”, afirma.

O diretor da Adetur ressalta que o festival terá espaço gastronômico como doces, espetinhos, hambúrguer, entre outros, com uma curadoria de qualidade, integrando o evento à Praça Mário Roque. O evento ocorre na sexta-feira, 1.º, das 18h até a 1h, no sábado, 2, das 11h à 1h e no domingo, 3, das 14h às 22h. “A população de Paranaguá terá uma oportunidade única de participar de um evento de qualidade que ocorre em muitas cidades do Paraná e do Brasil, com boa repercussão. Teve um evento voltado à cerveja artesanal em Matinhos que foi muito bem recebido, então Paranaguá também vem agora seguindo esta formulação. O principal é que as pessoas da cidade aproveitem, mas que também seja um leque para que mais pessoas venham conhecer Paranaguá também”, destaca, ressaltando que este é um começo para que o festival se torne em algo cada vez maior. 

José Reis de Freitas Neto, o “Juca”, diretor-executivo da Adetur, e Leonardo Lopes, proprietário da Ozean Cervejaria, destacam importância turística do festival

Secretária Maria Plahtyn destaca estrutura do evento

“É um evento que já tinha lei que o institui, buscamos formas de realizá-lo, até para podermos entender a demanda desse setor, onde estão as cervejarias, como que isso poderia acontecer. Colocamos agora na regulamentação para realizá-lo em 2024 e achamos parceiros para pode fazer acontecer, entre eles a Adetur Litoral, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e da Viaje Paraná, e das cervejarias de Paranaguá que vieram trazendo parceiros de outra cidade, entre eles cervejarias de Curitiba, a Procerva que é a Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná, uma entidade estadual que comporta todos esses cervejeiros e traz visibilidade ao evento”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, destacando também parceiros do litoral, Curitiba e Ponta Grossa.

A secretária reforça que toda essa parceria trará também diversos visitantes de forma e incentivará o turismo local. “São pessoas que virão para conhecer nossas cervejarias e a nossa cidade, sendo que o festival acontecerá na Praça Mário Roque, na sexta-feira, 1.º, sábado, 2, e domingo, 3, com programação musical todos os dias, praça de alimentação, fora a própria Praça Mário Roque que traz entretenimento para as famílias de Paranaguá e visitantes”, completa. “A Praça Mário Roque, que já está servindo para nós, para a comunidade, para a população de Paranaguá Paranaguá, para os nossos visitantes, navios de turistas, agora também recebendo as cervejarias artesanais de toda a região de Paranaguá, Curitiba, litoral todo, com cervejas diferenciadas, com sabores diferentes também, preparos especiais, além da programação musical e tudo mais que a Praça Mário Roque também tem ofertado aí para os nossos visitantes. Então venham prestigiar, venham com a família, a gente tem uma programação muito bacana durante todos os dias do festival”, ressalta Maria Plahtyn.

Secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, frisa importância e organização do evento que ocorre na Praça Mário Roque, espaço revitalizado que é essencial para recebimento de turistas e lazer de moradores

Produtores de cerveja artesanal

Leonardo Lopes, o “Léo”, engenheiro químico, cervejeiro e proprietário da Ozean Cervejaria que atua desde 2019 em Paranaguá e é uma das participantes no festival, é um precursor do cenário da cerveja artesanal em Paranaguá e no litoral, e destacou a satisfação no evento sair do papel. “Fomos angariados com a força do Governo do Estado, da Prefeitura, por meio da secretária de Turismo, Maria Plahtyn, algo que está saindo do papel. Chamamos muitas cervejarias boas de Paranaguá, Morretes, Matinhos, Pontal do Paraná, com uma variedade grande de cervejas. O foco é fazer o festival bombar com bastante atrações para moradores e turistas”, acrescenta. “Tivemos o amparo do falecido vereador Nilo que nos presentou com esta legislação que instituiu no calendário oficial do município o Festival da Cerveja Artesanal, algo que está possuindo grande representatividade, algo que só tem a agregar no turismo, trazendo pessoas para a cidade, como com os produtores e como forma de diversão para as famílias”, explica.

“Fechamos com 10 cervejarias, se cada um trouxer quatro cervejas, podemos contar com 40 rótulos para todos experimentarem. Teremos um local com alguns drinks de cerveja, o pessoal do Pedaleiros, o Adriano nos espetinhos, o Fabiano nos defumados, teremos uma variedade boa de comidas. A intenção é atrair as famílias de um modo geral, inclusive haverão infláveis e brinquedos para as crianças, pretendemos ter duas bandas na sexta-feira, 1.º, no sábado, 2, teremos quatro bandas e no domingo, 3, vai ser um dia mais light indo das 14h até umas 22h. Convidamos todo o pessoal a participar, estamos fazendo o máximo para fazer um grande evento”, finaliza Léo. 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, com apoio do Governo do Estado e entidades

Em alta

plugins premium WordPress