conecte-se conosco

Esportes

TÓQUIO 2020: Time Brasil inicia participação nos Jogos Olímpicos

Com uma delegação recorde em uma edição de Jogos Olímpicos realizada no exterior, o Brasil tem o 12.º maior time entre os 206 países participantes

Publicado

em

Após uma longa espera e muitas incertezas, chegou a hora de o Time Brasil entrar em cena nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A partir desta sexta-feira, 23, às 8h (de Brasília), quando será realizada a Cerimônia de Abertura no Estádio Olímpico de Tóquio, 302 atletas brasileiros concretizarão um sonho que foi ameaçado pela pandemia e acabou adiado por um ano. Como contraponto, uma reta final de preparação nas oito bases exclusivas do Time Brasil no Japão, que trouxeram qualidade de treinamento, repouso e alimentação adequada. Desta forma, representando a resistência de todo o país, a delegação nacional entra em ação no palco olímpico para mostrar evolução no ciclo mais desafiador da história.

Foto: Miriam Jeske/COB

Para o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, a preparação da delegação brasileira neste ciclo olímpico foi o maior desafio da história do COB. “Foi um ciclo muito duro para todos, mas o COB foi incansável na busca de soluções para manter o sistema olímpico do Brasil em funcionamento e achar alternativas para a preparação da delegação brasileira, mesmo em um cenário marcado pela Covid”, disse o dirigente.

“Chegamos a esse momento muito seguros de que fizemos uma boa preparação. Os atletas estão motivados, conscientes dos riscos da pandemia, mas confiantes para dar seu melhor. Entendemos que será uma competição extremamente forte, com muitas surpresas. Estamos prontos para representar bem o Brasil e buscar grandes resultados”, acrescentou o Chefe da Missão brasileira em Tóquio, Marco La Porta, vice-presidente do COB.

Com uma delegação recorde em uma edição de Jogos Olímpicos realizada no exterior, o Brasil tem o 12.º maior time entre os 206 países participantes. A equipe verde e amarela é composta por 162 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%) que competirão em 35 modalidades (de 50 possíveis), e antes mesmo da Cerimônia de Abertura, entra em campo com o remo e o tiro com arco.

No sábado, dia 24, o Brasil estreia em 11 modalidades e já terá em ação nomes como Alison e Ágatha, medalhistas olímpicos do vôlei de praia, Felipe Wu, do tiro esportivo, Hugo Calderano, do tênis de mesa, e Nathalie Moelhausen, da esgrima, além do vôlei masculino, ouro no Rio 2016.

Primeiro treino das duplas masculinas de vôlei de praia do Time Brasil em Tóquio. Foto: Míriam Jeske

A pandemia impôs uma série de desafios logísticos para a operação do COB no Japão, o que fez com que a entidade se mobilizasse com agilidade para garantir a manutenção da maior parte do planejamento e ajustar o que fosse preciso. Fundamentais na estratégia do COB para a adaptação ao fuso-horário e ao clima japonês, as oito bases de apoio espalhadas pelo país (Ota, Hamamatsu, Nagato, Enoshima, Sagamihara, Saitama, Tsurigasaki e Chuo) oferecem aos atletas locais de treinamento exclusivos, além de diversos serviços de alta performance, isolamento, segurança, privacidade e até alimentação brasileira. Muitas vezes, a simplicidade do arroz e feijão traz mais que o conforto da manutenção da rotina alimentar. COB

Missão Tóquio 2020 – Cerimônia de Abertura

Porta-bandeiras Bruno Rezende (voleibol) e Ketleyn Quadros (judô)

O Time Brasil participará da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nesta sexta-feira, dia 23, representado pelo número mínimo exigido de atletas e oficiais.

Os porta-bandeiras Bruno Rezende (voleibol) e Ketleyn Quadros (judô) serão acompanhados pelo Chefe de Missão Marco La Porta e por mais um oficial administrativo. A decisão foi tomada levando-se em consideração a segurança dos atletas brasileiros em cenário de pandemia, minimizando riscos de contaminação e contato próximo, zelando assim pela saúde de todos os integrantes do Time Brasil.

A missão brasileira respeita a importância e simbolismo da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. Bruno e Ketleyn serão legítimos representantes de toda a delegação e irão honrar os mais elevados Valores Olímpicos ao entrarem com a Bandeira do Brasil no Estádio Olímpico de Tóquio. 

COB

Futebol masculino

Brasil derrota a Alemanha por 4 a 2 na estreia nos Jogos

Richarlison, autor de 3 gols, comanda a vitória brasileira em Yokohama; próximo jogo é no dia 25

Nesta quinta-feira, no Estádio de Yokohama, o Brasil teve bela atuação e venceu a Alemanha por 4 a 2, iniciando bem a corrida em busca de sua segunda medalha de ouro em Jogos Olímpicos. O resultado coloca a seleção masculina na liderança do Grupo D, com os primeiros três pontos somados.

O Brasil começou dominando e, com Richarlison inspirado, abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo. O atacante foi o autor dos três gols da equipe.

Na volta para o segundo tempo, a Alemanha passou a procurar mais o gol e conseguiu anotar duas vezes mesmo com um jogador expulso: Arnold cometeu falta dura em Daniel Alves e deixou o campo aos 17 minutos. 

O Brasil sacramentou a vitória aos 48 minutos, com  Paulinho, que marcou um golaço.

“A gente fez primeiro tempo perto da perfeição em cima do que tínhamos planejados em termos de estratégia. Foi uma estratégia bem-sucedida. No segundo tempo algumas coisas saíram do controle, mas normais em uma equipe em formação, que vamos corrigir com certeza”, afirmou o técnico André Jardine.

O próximo compromisso da equipe é contra a Costa do Marfim, no domingo, 25, às 17h30 do Japão (5h30 do Brasil), em Yokohama. Na sequência, o time vai a Saitama encarar a Arábia Saudita na quarta-feira, às 17h do Japão (5h do Brasil). 

O torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 reúne 16 seleções, divididas em quatro grupos com quatro equipes cada um. Após a fase de grupos, os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, de onde o torneio segue no formato mata-mata até a grande final.

Fonte: CBF

Fotos: Divulgação COB / CBF

Capa: Foto Jonne Roriz/COB

Em alta

plugins premium WordPress