conecte-se conosco

Eleições 2022

Paranaguá conta com 1.216 vagas para mesários nas eleições desse ano

“A inscrição pode ser realizada em qualquer época do ano, mas para garantir a participação nas eleições 2022, solicitamos que os interessados realizem com a máxima urgência sua inscrição no programa Mesário Voluntário”, enfatiza o chefe de cartório, Sergio Kawka

Publicado

em

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e eventual segundo turno para o dia 30 de outubro. Em Paranaguá, cerca de 105 mil eleitores e eleitoras vão às urnas para escolherem deputados estaduais, distritais e federais, senadores, governadores e o presidente da República.

Para garantir que todos os cidadãos e cidadãs tenham a oportunidade de manifestar a própria vontade por meio do voto, um grande número de mesários é mobilizado para que a Justiça Eleitoral se faça presente em cada uma das seções eleitorais do município.

O chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral, Sérgio Paulo Kawka, explica que o mesário é o responsável pelo controle e realização das Eleições no interior das seções eleitorais. “A função é essencial para a concretização e perpetuação do regime democrático no Brasil, identificando e habilitando os eleitores através de materiais disponibilizados pela Justiça Eleitoral, em especial, a urna eletrônica e o caderno de votação, garantindo também a ordem dos trabalhos e a conservação dos materiais e equipamentos utilizados pela Justiça Eleitoral”, enfatiza Kawka.

Inscrição Mesário Voluntário

Foto: arquivo TRE-PR

Para o eleitor fazer sua inscrição no Programa Mesário Voluntário, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, basta acessar o link https://www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario  e preencher o formulário disponível, atentando-se para o fornecimento de um número de celular com o aplicativo WhatsApp ou endereço de e-mail válido, para o envio da carta de convocação e orientações gerais sobre a data e horário de treinamento e o local e seção eleitoral em que serão realizados os serviços eleitorais.

O chefe de Cartório informa também que caso o interessado não tenha acesso à rede mundial de computadores, poderá realizar sua inscrição de forma presencial no Fórum Eleitoral de Paranaguá, das 12h às 18h, localizado na Rua Odilon Mader, 994, Jardim Alvorada em Paranaguá.

Mesários em Paranaguá

Em Paranaguá, há 1.216 vagas para mesários, dividido em 4 funções diversas, como Presidente, 1.º Mesário, 2.º Mesário e Secretário, os quais atuam de forma conjunta durante a realização dos trabalhos eleitorais.

Vantagens de ser Mesário

Entre as vantagens para quem exerce esta importante função durante as Eleições, Kawka destaca as seguintes:

– Validação o serviço como horas complementares nas instituições de ensino superior conveniadas (Até 60 horas extracurriculares nas Eleições 2022);

– Isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, desde que, previsto no Edital;

– Direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado como mesário, sem desconto no salário. Os dias de treinamento também contam como dia trabalhado;

-Vantagem em caso de empate em concurso público, quando previsto no edital, caso previsto em Edital.

Requisitos mínimos:

– Eleitores com mais de 18 anos e em situação eleitoral regular no município de Paranaguá.

“A inscrição pode ser realizada em qualquer época do ano, mas para garantir a participação nas Eleições 2022, solicitamos que os interessados realizem com a máxima urgência sua inscrição no programa Mesário Voluntário, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná”, finaliza o chefe de Cartório.