Daqui a 27 dias, no dia 2 de outubro, eleitoras e eleitores escolherão representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
No total, são 156.454.011 brasileiras e brasileiros distribuídos entre 5.570 cidades do país, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha, e 181 localidades no exterior.
Paraná
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR, o estado possui 8.475.626 eleitoras e eleitores aptos a votarem nos 399 municípios, abrangendo 186 zonas eleitorais, 4.768 locais de votação, 25.856 seções eleitorais, onde serão utilizadas 36.214 urnas eletrônicas.
Paranaguá
A 5.ª Zona Eleitoral, que abrange todo o município de Paranaguá, possui o total de 105.103 eleitores aptos a votar nos 44 locais de votação, em 304 seções eleitorais.
Quem tem prioridade para votar?
O horário de votação das eleições gerais de 2022 é das 8h às 17h, mas com tantas pessoas indo às urnas você sabe quem têm preferência para votar?
O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, elenca quem têm a preferência para votar, obedecida a ordem de chegada na fila da seção eleitoral. Confira:
– Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, enfermas, obesas, gestantes, lactantes, com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida bem como quem as acompanha;
– Candidatas e candidatos;
– Juízas e juízes eleitorais e seus (suas) auxiliares;
– Servidoras e servidores da Justiça Eleitoral;
– Promotoras e promotores eleitorais;
– Policiais militares em serviço.
– As pessoas com mais de 80 anos terão prioridade sobre as demais.
– Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ser auxiliadas por alguém do seu convívio na cabine de votação.
Documentos para votar
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. São aceitos:
e-Título (se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
Carteira de identidade;
Passaporte;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Certificado de reservista;
Carteira de trabalho;
Carteira nacional de habilitação.
Com informações TSE