conecte-se conosco

Eleições 2022

105 mil eleitores de Paranaguá estão aptos a ir às urnas no segundo turno

Eleitores parnanguaras retornam às urnas no próximo dia 30 de outubro para eleger o presidente da República

Publicado

em

O segundo turno das Eleições 2022 acontece no próximo domingo, dia 30 de outubro, em todo o território nacional e em 181 localidades no exterior.

Estão aptos a votar mais de 156 milhões de eleitores que devem retornar às urnas eletrônicas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos.

Assim como no 1.º turno, a votação ocorrerá das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. O período de votação unificado em todo o país foi uma das novidades do pleito deste ano. 

Paranaguá

A 5.ª Zona Eleitoral (5.ª ZE), que abrange o município de Paranaguá, possui o total de 105.103 eleitores aptos a votar no segundo turno nos 44 locais de votação, em 304 seções eleitorais, de acordo com a atualização do último dia 7 de outubro.

Estados com Segundo Turno

Vale destacar que em 12 unidades da Federação, que terão segundo turno, o eleitorado votará em dois cargos. Primeiro, a pessoa deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República.

Consulta título e local de votação

O chefe de cartório da 5.ª ZE, Sérgio Paulo Kawka, reitera a importância de os eleitores estarem cientes do seu local de votação. “Com relação aos eleitores que estão com dúvida de qual é seu local de votação, essas informações podem ser omitidas pela internet no site do Tribunal Superior Eleitoral, no menu Eleitor e Serviços ao Eleitor, Central de Atendimento ao Eleitor pela internet. Você pode consultar o local de votação, onde você deverá votar, através o seu CPF e seus dados pessoais, e você pode consultar a situação do seu título de eleitor, que deve necessariamente estar regular para poder votar”, explica.

A consulta ao local de votação pode também ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral. Por meio da opção Consulta por nome é possível verificar o número do título, para isso basta acessar o endereço: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Quem tem prioridade para votar?

O horário de votação do segundo turno das eleições gerais de 2022 é das 8h às 17h, mas com tantas pessoas indo às urnas você sabe quem tem preferência para votar?

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, elenca quem têm a preferência para votar, obedecida a ordem de chegada na fila da seção eleitoral. Confira:

– Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, enfermas, obesas, gestantes, lactantes, com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida bem como quem as acompanha;

– Candidatas e candidatos;

– Juízas e juízes eleitorais e seus (suas) auxiliares;

– Servidoras e servidores da Justiça Eleitoral;

– Promotoras e promotores eleitorais;

– Policiais militares em serviço.

– As pessoas com mais de 80 anos terão prioridade sobre as demais. 

– Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ser auxiliadas por alguém do seu convívio na cabine de votação. 

Documentos para votar

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. São aceitos:

e-Título (se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);

Carteira de identidade;

Passaporte;

Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

Certificado de reservista;

Carteira de trabalho;

Carteira nacional de habilitação.

Com informações do TSE

plugins premium WordPress