Connect with us

Eleições 2020

Paranaguá realiza cerimônia de Carga e Lacração das urnas eletrônicas

Evento contou com a participação do Juiz Eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto, do Promotor Eleitoral da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá (MPPR), Dr. Diogo de Assis Russo, e convidados

Publicado

em

Lacração das urnas

A Cerimônia de Carga e Lacração das urnas, que deve encerrar na quarta-feira, 11, teve início na tarde de sexta-feira, 6, em Paranaguá. O evento aconteceu nas dependências do Fórum Eleitoral de Paranaguá e contou com a presença do Juiz Eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto, do Promotor Eleitoral da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá (MPPR), Dr. Diogo de Assis Russo, tenente Henrique Bittencourt, representando o comando do 9.º BPM, chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sergio Paulo Kawka, colaboradores e imprensa.

O Juiz Eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto, falou da importância da cerimônia. “O objetivo é mostrar qual é o caminho para a gente conseguir colocar as informações, pois as urnas eletrônicas são equipamentos que teremos no Brasil inteiro, só que nós temos candidatos a vereador e a prefeito em diversos Estados e cidades. Então para que cada urna tenha as informações correspondentes aos candidatos do local em que vai ser feita a votação, é necessário que se faça uma carga, que a gente a carregue com as informações da cidade”, explica o juiz eleitoral de Paranaguá, explicando que as ações estarão acontecendo nos próximos dias. “O procedimento que estamos fazendo e que o pessoal está trabalhando, é exatamente esse, nós baixamos o arquivo do próprio sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo computador, é colocado em um pen-drive, que chamamos de mídia, e essa mídia repassa o arquivo para as urnas. Após isso, realizamos um teste com os presentes para mostrar que constam efetivamente os nomes e as informações dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de Paranaguá nas urnas. Nós simulamos uma votação, para mostrar que funcionará no dia e encerramos mostramos que ao final, efetivamente, bateu com o resultado esperado. O Boletim de Urna mostrou que havia um voto anulado. E esta carga será feita nas 304 urnas que teremos na comarca de Paranaguá. Feita esta carga, é realizada a lacração das urnas eletrônicas”, completou.

As urnas serão lacradas (9 lacres), recebendo as assinadas do juiz e promotor eleitoral, vedando todos os compartimentos da urna, de modo que ninguém pode acessá-la internamente. “Este ato mostra toda a segurança que a urna eletrônica tem, ela não tem acesso à Internet, então é impossível hacker de fora entrar na urna. Tudo isso para mostrar que o nosso sistema é bastante seguro. Depois de lacradas, obviamente, elas ficam aguardando, para na véspera das eleições, acontecer o transporte para cada um dos locais de votação que vão receber as urnas aqui em Paranaguá”, finalizou Nieto.

Cerimônia de Geração de Mídias

Outro ato importante realizado pela Justiça Eleitoral é a Cerimônia de Geração de Mídias, que antecede a Carga e Lacração,para serem carregadas nas urnas eletrônicas com os dados de candidatos e eleitores das Eleições 2020, foi realizada na tarde de quinta-feira, 5, pelo Cartório da 5.ª Zona Eleitoral (ZE) de Paranaguá.

O chefe de cartório da 5.ª ZE, Sergio Paulo Kawka, explica que a geração de mídia consiste em três etapas – flash de carga, flash de votação e memória de resultado. “Esta é uma cerimônia simples, em que, basicamente, são preparadas todas as mídias de resultados e flash cards que serão inseridos na urna eletrônica, através do sistema próprio do TSE. Este sistema é que grava os dados que serão utilizados pela urna eletrônica, deixando apta para ser utilizada no dia da eleição”, explica Kawka.

Envio das Urnas aos locais de votação

A expectativa é que o transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação (colégios eleitorais), tenham início na sexta-feira, 13.