Eleições 2020

Mesários não terão contato com documentos dos eleitores

TSE adotou Plano de Segurança Sanitára

4k7c4mm5 1599771014

Na terça-feira, 8, o TSE apresentou o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, elaborado pela consultoria gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. O chefe do Cartório Eleitoral em Paranaguá, Sérgio Kawka, explicou como as medidas devem ser implementadas para que o pleito seja seguro para mesários e eleitores. Uma das mudanças é com relação ao contato dos mesários com os documentos de identificação dos eleitores.

A votação ocorrerá no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, em segundo turno, onde houver. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apontou quais cuidados devem ser tomados nos dias de votação, de modo a impedir que as eleições sirvam de vetor de propagação do novo Coronavírus.

“O objetivo é proporcionar o mais alto grau de segurança. O cuidado com a saúde é muito importante. E o direito de votar e ajudar a escolher o rumo da sua cidade pelos próximos quatro anos vem logo em seguida. Convocamos os eleitores a participar desse momento relevante para a democracia com muita responsabilidade, tomando todos os cuidados sanitários indicados”, afirmou o presidente do TSE.

O chefe do Cartório Eleitoral em Paranaguá, Sérgio Kawka, disse que várias alterações precisarão ser colocadas em prática.

“Serão distribuídas, no dia das eleições, máscaras e álcool em gel. Será obrigatório o uso do álcool em gel antes e depois do atendimento ao eleitor, não haverá contato direto com o documento de nenhum eleitor. Haverá um local específico na mesa dos mesários onde o eleitor colocará o seu documento de identificação e o título de eleitor”, explicou Kawka.

O treinamento dos mesários, que tradicionalmente ocorre de forma presencial nos Cartórios Eleitorais de todo o País, acontecem somente de forma on-line nas Eleições Municipais de 2020. “O treinamento dos mesários foi totalmente alterado para a situação de pandemia para garantir a segurança durante os trabalhos. A orientação e preocupação do TSE são com relação à segurança dos mesários e de todos os eleitores que comparecerem à seção eleitoral”, acrescentou Kawka.

Distanciamento

Para evitar aglomerações, haverá demarcações no chão nos locais de votação para indicar a distância mínima entre cada eleitor. “Haverá uma definição de distanciamento social dentro e fora da seção, serão demarcados no chão das salas e nos corredores, através de fitas, para estabelecer o distanciamento de 1,5 metros de cada eleitor”, destacou Kawka.

Desta forma, as filas serão organizadas, provavelmente, do lado externo das salas, nos pátios das escolas. “Só entrará nos corredores para as salas o quantitativo permitido pela comissão sanitária do TSE, que está organizando esse fluxo de votação e que deverá ser implementado por todos os cartórios eleitorais pelo Brasil. Vamos fazer uma eleição segura para todos os mesários e eleitores”, ressaltou o chefe do Cartório Eleitoral em Paranaguá.

Você também poderá gostar

Mesários não terão contato com documentos dos eleitores

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.