Os cartórios eleitorais do País já se preparam para as eleições municipais deste ano, transferidas para o dia 15 de novembro, em função da pandemia do novo Coronavírus. Neste ano, Paranaguá contará com 1.052 mesários e 44 locais de votação para a realização do pleito. O chefe do Cartório Eleitoral no município, Sérgio Paulo Kawka, falou sobre as datas para se inscrever como mesário voluntário e para definição dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, através das convenções coletivas.
“Faremos a convocação dos mesários, com início no dia 18 de agosto com encerramento em 16 de setembro. Há também as convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador, que iniciam no dia 31 de agosto até 16 de setembro, de acordo com informações do TSE”, afirmou Kawka.
Devido à pandemia, as convenções poderão ocorrer de forma virtual, algo já autorizado pelo TSE para definição dos candidatos e formação de coligações majoritárias. “Os partidos terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas se entenderem que esta seja a forma mais adequada”, destacou Kawka.
O Cartório Eleitoral de Paranaguá ainda está com o atendimento presencial suspenso. “Estamos apenas no trabalho interno e atendendo casos urgentes por e-mail ou telefone para aqueles eleitores que estão com alguma pendência ou com o título de eleitor cancelado e precisam de uma certidão circunstanciada”, esclareceu Kawka.
Mesários voluntários
Uma campanha tem sido realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para a mobilizar os cidadãos a se tornarem mesários voluntários. A inscrição pode ser feita através do site do TRE-PR, no link Mesário Voluntário.
“Além de adquirir novos conhecimentos e contribuir com a Justiça Eleitoral no exercício da cidadania, ser mesário assegura outras vantagens: dispensa do trabalho pelo dobro de dias da convoção, sem prejuízo de salário; auxílio alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em faculdades, se conveniadas com o TSE; vantagens no caso de desempates em concursos públicos. Além disso, o mesário tem isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo poder público estadual, entre outros”, descreveu o chefe de cartório.
“Pela grande divulgação sobre os mesários voluntários, observamos um aumento muito significativo de inscritos. Diariamente, são dezenas de inscrições em Paranaguá. Para essas eleições, serão convocados 1.052 mesários para 44 locais de votação. É muito importante que o eleitor, principalmente o jovem, se inscreva. As cartas de convocação serão encaminhadas via aplicativo de mensagens WhatsApp”, afirmou Kawka.
Título
O chefe de cartório explicou que ainda é possível regularizar o título para votar nas eleições deste ano. “Os eleitores que estão pendentes com a Justiça Eleitoral devem consultar no site do TRE-PR a situação do título de eleitor, porque para aqueles que estiverem com o título cancelado, não basta apenas quitar os débitos, é preciso comparecer ao fórum e fazer uma revisão do título. Só que essa revisão só poderá ser realizada após as eleições, com data prevista para iniciar em dezembro, incluindo os atendimentos de alistamento, revisão e transferência do título”, informou Kawka.
Já aqueles que estão com o título de eleitor regular e com alguma multa, por exemplo, por ausência às urnas em 2018 em um ou dois turnos, poderão quitar as multas e estarão aptos a votar.