Connect with us

Eleições 2020

Aciap finaliza encontro e dialoga com todos os candidatos a prefeito de Paranaguá

Quatro postulantes ao Executivo apresentaram propostas na sexta-feira

Publicado

em

os candidatos a prefeito de Paranaguá

Na sexta-feira, 6, foi realizado o terceiro e último dia do encontro democrático com os candidatos a prefeito de Paranaguá promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).

Quatro postulantes ao Executivo estiveram na sede da Associação apresentando aos representantes da entidade seus planos de governo em todas as áreas, com foco nas propostas para o setor empresarial e comercial do município.

Durante a manhã, o evento contou com a presença do candidato Marcelo Roque (Podemos), acompanhado da esposa, Amanda Roque, de João Carlos Silva, e assessores de campanha.

No período da tarde, o candidato Marco Scomasson (PV), o Sukita, esteve apresentando suas propostas, na sede da entidade, ao lado do seu candidato a vice, Lucio José Teodoro (PV). Na sequência, esteve presente o candidato Dr. Manoel Barbosa (PCdoB), junto à esposa Matsuko Barbosa e a sua candidata a vice, Esmeralda Quadros (PCdoB), e encerrando o ciclo de encontros, participou do evento o candidato Emmanuel Lobo (PCO).

Os candidatos foram recepcionados pelo presidente da Aciap, Eloir Martins, e a esposa, Marlene Janete Engmann Martins, o diretor administrativo e jurídico, Marcos Eduardo Tavares de Andrade, e pela presidente do Conselho da Mulher Executiva, Jacqueline Guimbala. 

Importância do Evento

O presidente da Aciap, Eloir Martins, enfatiza que a entidade reitera o compromisso de incentivar o desenvolvimento da cidade, e por meio do debate democrático, cumpriu mais uma vez seu papel. “É uma missão importante que a Aciap promove, cumprindo dispositivo estatutário e também muito importante para a nossa sociedade. Todos os candidatos compareceram ao evento e, pudemos, então, apreciar as suas propostas e apresentar nossas sugestões. Avaliamos que foi muito importante este encontro na Aciap, e não poderíamos deixar de promovê-lo.  É uma pena que os tempos são outros e a gente precisou fazê-lo em ‘Petit Comité’, respeitando as limitações que hoje o momento nos impõe. Mas foi muito positivo, os candidatos com a desenvoltura muito boa e atentos a nossas solicitações. Ficamos felizes de termos pessoas corajosas de enfrentarem um desafio tão importante e pessoas com as melhores das intenções. Tenho certeza de que Paranaguá ganha muito com isso, a classe empresarial que sempre foi acolhida e sempre foi ouvida, com certeza após essas reuniões vai ser muito melhor para todos”, agradeceu Martins.

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, destacou a importância da participação da figura feminina. “A mulher não pode ficar de fora de nenhum plano de governo. A figura feminina deve fazer parte dessa estrutura para amparar e oportunizar o crescimento da mulher, como mãe, empreendedora, empresária e profissional liberal. Assegurando as condições mínimas de saúde, segurança e desenvolvimento profissional. As parcerias servem para apoiar e dar suporte para as mulheres gerenciarem seus negócios e sua vida profissional, nesta nova época, que exige estratégias e soluções, novos conhecimentos e atitudes para fortalecer e sempre incentivar o empreendedorismo feminino”, enfatiza Jacqueline Guimbala.

Vale destacar que todos os candidatos tiveram o tempo de 40 minutos para expor o seu plano de governo.

Marcelo Roque

Marcelo Roque esteve acompanhando da esposa, Amanda Roque, de João Carlos Silva e assessores de campanha

“Primeiro quero parabenizar a Aciap por esta atitude de trazer todos os candidatos aqui para apresentarem as suas propostas de governo. O seu Eloir, que eu conheço há muito tempo, dona Marlene e toda a diretoria da Aciap. Foram 40 minutos falando daquilo que nós fizemos por Paranaguá e do que podemos fazer nos próximos quatro anos. Com relação à geração de emprego e renda é muito importante é o que nós já estamos fazendo, primeiro o plano diretor, nós estamos revisando o plano diretor que atrapalhou muito a cidade, e que tenho a certeza de que esta nova revisão vai ajudar muito a destravar e trazer mais emprego para o nosso município, e que empresas se instalem aqui. O segundo plano importante que nós apresentamos aqui é o projeto que já está pronto, que é o projeto da revitalização da Avenida Atílio Fontana, no Embocuí. O parque industrial que precisa ter esse acesso novo, em piso de concreto, iluminação e drenagem, saindo do posto fiscal da rotatória da BR-277 até Alexandra. É uma infraestrutura importante em que o projeto está pronto e o governo se comprometeu também de fazer essa obra importante a partir do ano que vem, no novo orçamento, sendo uma parceria do município com o Governo do Estado, e aí sim, em um espaço apto, as empresas poderem se instalar nessa área, que pode ser dominada como retroporto, porque as empresas já não têm mais espaço no Porto de Paranaguá para se instalarem, e essa é uma grande novidade. Também nesta mesma área, nós sabemos que muito próximo terá dois portos privados, gerando também muito emprego para Paranaguá, então é uma área que pode ser expandida e com essa infraestrutura nova empresas se instalarão e vão trazer o que é mais importante: emprego para o nosso povo parnanguara. Então essa é grande novidade, e continuar o nosso trabalho de parceria com todos os segmentos da cidade, escutando todos para que Paranaguá continue na linha do desenvolvimento e crescimento”.

Sukita

Marco Sukita apresentou propostas ao lado do candidato a vice-prefeito, Lucio José Teodoro

“A nossa proposta maior é a questão ambiental. Como foi dito, a cidade tem que crescer, precisa se desenvolver economicamente. Riqueza no nosso litoral existe, mas precisamos cuidar disso e reverter a questão ambiental em sucesso com relação à economia. Devemos trabalhar juntos com o meio ambiente e a economia do município, regular isso tudo junto. Não conseguimos desenvolver um plano econômico no município sem ter a questão ambiental desenvolvida. Uma das nossas propostas é o licenciamento ambiental municipal, nós queremos criar isso para que o município tenha o poder e as diretrizes para resolver toda a questão ambiental do município, para não ficar travado junto com o Governo do Estado, Ibama e já sair daqui de Paranaguá o licenciamento, dando oportunidade aos empresários, tudo isso já resolvido. Esta é uma das propostas que a gente tem e, através deste processo de licenciamento, a gente consegue atrair empresas a Paranaguá e renda para investir em educação, saúde, segurança pública, casas populares. É isso que queremos fazer por Paranaguá, licenciamento ambiental já”.

Dr. Manoel Barbosa

O candidato Dr. Manoel Barbosa esteve junto à esposa, Matsuko Barbosa, e sua candidata a vice, Esmeralda Quadros

“A principal proposta nossa é que o município seja o indutor do crescimento municipal. O município tem condição, com o orçamento que ele tem, de incentivar o crescimento, abrir frentes de trabalho, microcréditos e condições para que novas empresas se instalem de uma forma clara e de uma forma que haja um portfólio para que essas empresas sejam atraídas a Paranaguá com incentivo fiscal, terraplanagem, infraestrutura, então realmente que ela possa competir com outras cidades como Araucária, Campo Largo e Campo Magro. Foi uma grata satisfação, fomos muito bem recebidos, a nossa proposta é progressista, nós nos inspiramos no governador Flávio Dino que está fazendo um trabalho maravilhoso no Maranhão que era um Estado bastante atrasado e que hoje está sendo um Estado bastante desenvolvimentista. Então, nós fomos bem acolhidos aqui com as ideias progressistas e ideias de que somente com o avanço das forças produtivas é que nós vamos chegar ao desenvolvimento que tire as pessoas do desemprego e da miséria”.

Emmanuel Lobo

Emmanuel Lobo, candidato a prefeito, esteve na Aciap e encerrou a série de encontros democráticos

“O que a gente vê com o governo atual é que ele é um governo dos banqueiros, é o que a gente procurou, inclusive, denunciar no debate em todas as oportunidades. Este governo inclusive tem promovido um fenômeno chamado pejotização, então ele destrói o emprego na indústria, na construção civil, e aquelas pessoas que até então tinham um emprego formal se tornam empreendedores, abrem um pequeno comércio, algum negócio no setor alimentício como marmita, entrega de aplicativo, enfim, e passam a ser tratados como se fossem empresários. O que acontece na verdade é que esta é uma forma indireta que o governo tem, que a burguesia tem, de destruir os empregos e diminuir aquele indicador que o IBGE chama de massa salarial, então se você pegar os dados da PNAD de 2012 a 2018 o que o próprio IBGE constatou, ou seja, são dados do próprio governo, foi que todas as pessoas na população estão mais pobres, apesar de termos mais brasileiros, mais de 210 milhões de brasileiros, a população está mais pobre. Então o que é preciso fazer e nosso partido propõe é combater os monopólios, como os bancos, os grandes industriais, que na verdade são setores que vampirizam a economia e impedem que a economia nacional se desenvolva, como estamos vendo no caso das grandes estatais, que são lucrativas, a Petrobrás, os Correios, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, e que estão na mira da privatização dos governos, não só na questão do Governo Federal golpista do Bolsonaro, mas o governo estadual também, como no caso da Copel Telecom que está se encaminhando para ser entregue para os bancos”.

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, através da assessoria de comunicação, envia o release dos encontros para a imprensa e, consequentemente, conhecimento de toda a população.

Da Assessoria