conecte-se conosco

Educação

Projeto Porto Escola entra na fase final de seleção dos desenhos

Alunos vencedores serão homenageados no dia 6 de julho

Publicado

em

Foto: Semedi

Ao longo do ano, a Portos do Paraná realiza o Projeto Porto Escola – Educação para Sustentabilidade, direcionado para alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa leva os estudantes para perto do porto, onde eles podem conhecer mais sobre a atividade que movimenta a região por meio de palestras e visitas ao cais. Os alunos também participam de um concurso de desenho, que neste ano já entrou na fase final de seleção. 

Na manhã da quarta-feira, 7, no Porto Dom Pedro ll, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá (Semedi), fez parte da comissão avaliadora da seleção dos desenhos do Projeto Porto Escola. No total, 14 escolas enviaram os envelopes com os desenhos dos alunos, dos quais 12 foram selecionados.

Os vencedores do concurso serão homenageados com suas obras e molduras em exposição no próximo mês
Foto: Semedi

Os vencedores do concurso serão homenageados com suas obras e molduras em exposição, no dia 6 de julho, e ganharão um passeio de barco pela baía de Paranaguá.

Entre os temas abordados com os alunos que visitam o porto ao longo do ano, durante o Porto Escola, estão meio ambiente, a importância econômica e social do Porto e, também, noções básicas sobre as regras de saúde e segurança e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Parceria

Em Paranaguá, o Projeto Porto Escola começou em 2015. Em Antonina, o programa existe desde 2017. Teve uma pausa nos anos de 2020 e 2021 – por conta da pandemia – e foi retomado em 2022.

Através do projeto, estudantes conhecem de perto a atividade portuária
Foto: Arquivo/Semedi

O projeto é uma parceria entre as prefeituras, por meio das Secretarias de Educação, e a Portos do Paraná. A edição 2022 do Projeto Porto Escola premiou cinco alunos de escolas municipais de Antonina e dez de Paranaguá, com desenhos selecionados. Além de receberem o próprio desenho e frase impressos em placas gráficas, também ganharam um passeio pela Baía de Paranaguá.

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Tenile Xavier, disse que a iniciativa é aprimorada a cada ano. “É um projeto maravilhoso que visa não só a aproximação dos estudantes com o Porto de Paranaguá, como também uma reflexão acerca da questão ambiental. A história da nossa cidade está diretamente ligada a história do Porto e dá para ver nos olhos dos nossos estudantes a curiosidade e a alegria ao fazer essa junção de informações”, observou Tenile.

No ano passado, o projeto envolveu 1.599 alunos do 5.º ano da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá e outros 284, de Antonina. A cada visita, fica o desafio: ter inspiração para retratar – com desenho e palavras – um pouco do que viram e aprenderam nos portos.

Com informações da Semedi e Portos do Paraná

Publicidade






Em alta