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Educação

Professora do litoral é selecionada para intercâmbio no Canadá pelo programa Ganhando o Mundo

Iniciativa do Governo do Estado levará docentes para estudar fora do País

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O programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná, já levou estudantes para fazer intercâmbio em outros países, incentivando o aprendizado e o contato com outras culturas. Recentemente, o programa foi ampliado com uma versão para os docentes e o resultado foi divulgado na última semana. Entre os 96 aprovados de diversas regiões do Estado está uma professora que atua no litoral do Paraná.

Renata de Souza Teixeira Xavier reside em Matinhos e leciona a disciplina de Artes em Paranaguá, no Colégio Estadual Porto Seguro. Ela atua na Rede Estadual de Ensino desde 2005, é formada em Artes Plásticas pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e em Música pela Universidade Estadual de Londrina (Uel).

Os professores selecionados embarcarão em setembro para a Finlândia ou Canadá, onde terão uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior. Renata irá para o Canadá e contou como foi todo o processo.

“Passamos pela construção de um plano de ação dentro das áreas que serão desenvolvidas pelas universidades que participarão do intercâmbio e tivemos que gravar um vídeo explicando esse plano de ação. Essa foi a prova didática, além disso, o programa contou a experiência no projeto de formação continuada ‘Formadores em Ação’, o qual eu faço parte desde 2021”, relatou Renata.

O projeto “Formadores em Ação” consiste em grupos de estudos liderados por professores da rede estadual (professores formadores) e destinados a docentes da mesma disciplina ou área do conhecimento (professores cursistas). Ao final das duas fases do processo seletivo do Ganhando o Mundo, Renata também participou de uma prova que avaliou o nível de proficiência da língua inglesa.

“Vou ficar quatro semanas no Canadá, onde as aulas serão ministradas em português. O resultado final saiu na última sexta-feira, cada etapa foi sendo publicada e eu tinha ido muito bem nas anteriores. Só precisava mesmo definir para qual País eu iria. E, no resultado final, eu tive a grata surpresa de ter sido classificada para o intercâmbio”, disse Renata.

A professora conta como recebeu a notícia. “Fiquei extremamente feliz, é algo que eu queria muito. Acho que irá contribuir muito para a minha formação pessoal e profissional. Estou animada não só com a possibilidade de conhecer outra cultura, de poder aprimorar um outro idioma, mas também ainda poder ter contato com metodologias, encaminhamentos, estratégias e conhecer a educação em um País desenvolvido, que apresenta os melhores índices de resultados de aprendizado com seus alunos. As minhas expectativas são as melhores possíveis”, destacou.

Renata ainda não foi comunicada sobre a cidade e a faculdade que irá ficar durante as quatro semanas de estudo. Em uma reunião na semana que vem, com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), serão repassados mais detalhes sobre os próximos passos do programa.

Sobre o Ganhando o Mundo

Programa “Ganhando o Mundo” leva estudantes para estudar no Exterior e agora também levará professores
Foto: Lucas Fermin/AEN

O investimento total nesta edição do Ganhando o Mundo é de R$ 3 milhões. A Seed arcará com os custos de passagem aérea internacional de ida e volta; deslocamento do aeroporto à instituição de ensino e da instituição de ensino ao aeroporto; alojamento; alimentação; taxas escolares e passagem de Curitiba até a embaixada emissora do visto, bem como hospedagem e alimentação no período para obtenção do visto.

Das 96 vagas ofertadas, 63 foram para professor ou pedagogo formador e 33 para professor ou pedagogo cursista. Além disso, 24 vagas são destinadas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada.

Durante o intercâmbio, os educadores terão cursos de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país de destino. Eles também produzirão projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática após o retorno ao Brasil.

Após concluir o período de formação no Exterior, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria on-line com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio.

Com informações da AEN

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