Para minimizar o trauma causado pela boneca Momo, a pedagoga da Escola Municipal Nascimento Junior, Flavia Lima, criou a boneca Amora. O objetivo é incentivar as crianças a praticar o bem diariamente através do amor e respeito ao próximo.
Para isso a pedagoga elaborou o projeto OPPA (Orientações para Pais, Professores e Alunos), contendo a mensagem da psicóloga Natalia Delgado, dos efeitos nocivos da boneca virtual Momo que vem aterrorizando crianças em todo mundo. Os pais dos alunos receberam o material informativo e também foram inseridos no projeto.
A primeira atividade consistiu na elaboração da boneca Amora. “A atividade foi feita em casa pelos pais juntos com alunos, pois acreditamos que família e escola formam uma rede de proteção. E assim foram construídas as bonecas com materiais variados”, contou a pedagoga.
Chegaram bonecas feitas em pet, caixas de leite, bonecas de pano e de papel. “Além disso, a boneca tinha que vir acompanhada de quatro desafios que são orientações do bem, como por exemplo, abraçar, doar, não maltratar os animais, dizer aos pais que os ama e respeitar os professores”, destacou.
Todos os alunos tambem criaram sua própria boneca Amora
As atividades surpreenderam e resultaram em uma exposição. A pedagoga Flavia Lima apresentou também a sua boneca Amora que passou a ser o mascote da escola na disseminação das palavras e atitudes do bem.
“Quando eu era criança adorava brincar de bonecas. Fiquei muito tocada ao ver crianças chocadas com o pânico da boneca Momo. Foi então que criei a Amora e convoquei a família e a escola para construir juntos suas próprias Amoras e seus desafios do bem. Amora chegou para encantar, inspirar a amar. Afinal, o amor é o maior abrigo”, ressaltou a pedagoga.
As crianças compreenderam o objetivo do projeto e contaram o que aprenderam. João Lucas Mello disse que seu desafio, a partir de agora, é ser mais gentil todos os dias e respeitar todas as pessoas.
Lucas Mateus Dominico disse que todos devem respeitar os professores, ler mais livros e reciclar o lixo para o bem do meio ambiente. Laura Adrian de Oliveira contou que sua boneca Amora lhe ensina a ajudar as pessoas, respeitar o próximo e ser uma boa aluna. Davi Machado contou que sempre que olha para a Amora lembra que deve fazer as coisas certas.