Connect with us

Educação

UFPR Litoral abre inscrições para vestibular 2020-2021

Inscrições vão até o dia 18 de novembro. Primeira fase será realizada no dia 28 de fevereiro de 2021 (Foto: UFPR Litoral)

Publicado

em

vestibular 2020-2021

Foram abertas 500 vagas para 13 cursos de graduação

As inscrições para o vestibular 2020-2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral estão abertas para estudantes da região, do Paraná e de todo o Brasil. Interessados podem fazer suas inscrições até o dia 18 de novembro pelo site da universidade. Ao todo, foram abertas 500 vagas para 13 cursos de graduação. Elisiani Tiepolo, diretora do Setor Litoral da UFPR, destacou a importância da universidade para a educação de toda a região e do Estado, bem como as adaptações que serão realizadas no dia da realização do vestibular com relação à pandemia da Covid-19.

Segundo a diretora, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 28 de fevereiro de 2021 nas dependências da UFPR Litoral. “O resultado da primeira fase será divulgado no dia 24 de março. A segunda fase será realizada nos dias 18 e 19 de abril de 2020. As inscrições podem ser feitas no site: http://portal.nc.ufpr.br“, complementa. 

Ao todo, serão oferecidas 500 vagas para Ensino Superior gratuito na UFPR Litoral nos cursos de Administração Pública (40), Agroecologia (35), Artes (40), Ciências (40), Ciências Ambientais (40), Educação do Campo (40), Educação Física (40), Geografia (40), Gestão de Turismo (35), Gestão e Empreendedorismo (40), Gestão Imobiliária (35), Linguagem e Comunicação (35) e Saúde Coletiva Serviço Social (40). 

Pandemia

De acordo com Tiepolo, candidatos deverão atender uma série de recomendações devido à pandemia da Covid-19, entre elas distanciamento nas salas, medidas de prevenção de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Os candidatos deverão usar máscaras em todos os dias do vestibular em todos os espaços, inclusive durante a prova. Haverá álcool em gel em todas as dependências do setor. Os candidatos terão a temperatura aferida na entrada é só entrarão após este procedimento, além disso, haverá equipe médica, como em todo vestibular, para atendimento aos candidatos”, ressalta a diretora. 

“A aglomeração será evitada nas dependências do Setor Litoral pela equipe que trabalhará nos dias da prova. O Núcleo de Concursos da UFPR solicitará o apoio da PM, como em todos os anos, no vestibular. Mais detalhes sobre os protocolos estão disponíveis no manual do candidato e também podem ser obtidos com o Núcleo de Concursos da UFPR pelo Site: http://portal.nc.ufpr.br/ e pelos telefones: (41) 33138-815 (41) 3313-8816 (41)3313-8818, bem como no manual do candidato no link http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=2556 “, informa Elisiani.

Importância da UFPR Litoral

A diretora destaca a importância da UFPR Litoral como um dos alicerces da Educação Superior no litoral, promovendo desenvolvimento humano e local. “Instalada em Caiobá, no município de Matinhos, suas ações chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente foram desacreditadas e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. O projeto UFPR Litoral se tornou viável pela parceria entre a Universidade Federal do Paraná, os Governos Federal e Estadual, com o apoio das prefeituras locais”, acrescenta.

“Nos cursos de graduação e pós-graduação, os estudantes da UFPR Litoral são formados de modo que possam contribuir na retomada do crescimento social e econômico regional. As atividades de ensino, pesquisa e extensão são realizadas de forma integrada, uma vez que o acesso ao conhecimento científico é proporcionado de forma vinculada às necessidades da comunidade local”, afirma a gestora.

Leia também: Três instituições terão modelo cívico-militar em Paranaguá