conecte-se conosco

Educação

Litoral paranaense tem 16 estudantes intercambistas selecionados para o Ganhando o Mundo

Eles estão entre os mil escolhidos em todo o Paraná

Publicado

em

Lucas Femin/Seed-PR

Um já voltou do intercâmbio com muita experiência na bagagem, outro está com as malas prontas para enfrentar esse desafio e aproveitar a oportunidade única. O litoral do Paraná, neste ano, tem 16 estudantes selecionados para o programa Ganhando o Mundo, que viabiliza o intercâmbio de jovens das escolas públicas estaduais para diversos países com o objetivo de contribuir com o crescimento educacional desses estudantes.

João Pedro Lana Santos tem 18 anos e é estudante do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, em Paranaguá. Ele participou em 2022 do programa Ganhando o Mundo e ficou durante um semestre letivo no Canadá, onde frequentou a St. Regional High School. “O programa deu suporte com praticamente tudo, transporte, documentação, dúvidas e até mesmo um preparatório de inglês durante alguns meses”, contou João Pedro.

Essa foi a primeira vez dele fora do País. “Foi uma experiência inesquecível, ter a oportunidade de ir para outro País antes dos 18 anos e ainda com todo o suporte do Governo com gastos e tudo mais. Eu amava o frio, ver a neve pela primeira vez foi algo de tirar o fôlego e também gostei muito dos chocolates”, disse.

“Ver a neve pela primeira vez foi algo de tirar o fôlego”, disse João Pedro Lana Santos que participou do programa em 2022

Para ele, o tempo que ficou no Canadá ficará para sempre registrado em sua memória. “Eu acredito que uma das maiores influências do Ganhando o Mundo no meu desenvolvimento talvez tenha sido a bagagem cultural que foi trazida comigo, ver o mundo da perspectiva de pessoas de uma outra cultura acaba abrindo muito a sua mente para novas ideias”, destacou João Pedro.

Para os estudantes que ainda vão embarcar para fazer o intercâmbio, ele deixou um recado. “Vá com a mente aberta para novas experiências, novas comidas, remova qualquer tipo de preconceito que possa aparecer com novas coisas por não serem normais para você e qualquer oportunidade que tiver para sair, saia, vá conhecer a cidade mesmo que seja pequena. E obviamente experimente os chocolates canadenses”, concluiu João Pedro.

Rumo à Nova Zelândia

A mãe Juliane de Assunção Cardoso está cheia de orgulho do filho João Bento de Assunção Cardoso Goterdo, que embarca no próximo dia 5 de fevereiro para a Nova Zelândia. O País conhecido pelas suas belezas naturais será o novo endereço do estudante pelos próximos cinco meses.

“Quando recebemos a notícia foi um momento de muita surpresa, ele foi selecionado no início de julho, junto com 398 estudantes, um de cada município. Como mãe, fiquei extremamente feliz por ele, é um reconhecimento por todo o esforço”, afirmou a mãe Juliane.

Ela destaca que João Bento sempre foi um aluno dedicado na escola. “Bento estuda no Ensino Médio integral, sai de casa 6h50 e retorna 17h20, é bem cansativo. Nem sempre o tempo ajuda. Ele é um orgulho e muito merecedor dessa conquista”, disse a mãe.

Aluno do Colégio Estadual José Bonifácio, Bento contou que, a princípio, não pensava em fazer intercâmbio. “Não foi minha ideia inicial e nunca imaginei ser selecionado. Na verdade, não participei de seletiva, quando terminei o ensino fundamental, tive que trocar de escola e precisei confirmar minha nova matrícula. Na plataforma do Governo para concluir a matrícula precisa responder se tem interesse em intercâmbio e qual País gostaria de ir. Por isso foi tão surpreendente, eu não sabia que a minha resposta era uma inscrição”, relatou o estudante.

João Bento, aluno do Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, embarca no próximo dia 5 para a Nova Zelândia

Ele acredita que seu desempenho na escola o ajudou a ser escolhido para participar do Ganhando o Mundo. “Eu fui aluno monitor, tive nota acima da média nas provas do SAEB e também na Prova Paraná e mais de 85% de comparecimento nas aulas no 9.° ano no Colégio Cívico Militar Didio Augusto de Camargo Viana. Eu acredito que a Secretaria de Educação me avaliou neste ano”, observou Bento.

De malas prontas para embarcar na próxima segunda-feira, 5, Bento falou sobre sua expectativa.  “Espero estar preparado para os novos desafios, principalmente por estar longe de casa. Já vi muita coisa sobre o País e costumes de lá, estou em contato com minha host Family (família que vai me acolher). Acho que vou gostar da comida, gostei muito da culinária visualmente. Quero ser jornalista, o inglês que vou aprender lá vai me ajudar muito no meu currículo”, finalizou Bento.

Ganhando o Mundo

O Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para ofertar a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O litoral do Paraná terá 16 estudantes intercambistas embarcando para os países selecionados. “Os objetivos do programa incluem a ampliação do repertório cultural e acadêmico, vivência em outras realidades, consolidação de uma rede de jovens líderes para atuar nas escolas estaduais do Paraná e o aprimoramento da autonomia, bem como do idioma da língua inglesa”, afirmou a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, Izabel Cristina Vieira.

Os jovens viajam com todos os custos da viagem cobertos, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguros-viagem, matrícula, mensalidade da escola no exterior, materiais didáticos, uniforme e documentação, além de um auxílio de R$ 800,00 mensais no período de intercâmbio. Ao todo, a Secretaria de Educação investiu R$ 81,2 milhões nesta fase do programa.

Foram mais de 12 mil alunos inscritos para esta fase do programa. Para concorrer a uma das vagas, os adolescentes precisavam ter média superior a 7 e frequência acima de 85%. Entre os alunos elegíveis para o programa, a classificação final considerou três fatores: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.

Os alunos selecionados puderam escolher os países de destino conforme a posição que tiveram na classificação final. Esta é a maior fase do programa de intercâmbio do Governo do Estado, que desde 2022 já levou estudantes para o Canadá, Nova Zelândia e França.

Com informações da AEN

Em alta

plugins premium WordPress