A quinta-feira, 18, será o último dia para eleitores e eleitoras ausentes de seu domicílio eleitoral realizarem seu pedido de transferência para votar em trânsito no Brasil. As eleições de 2022 serão essenciais para compreendermos a importância da democracia para a sociedade brasileira, com valorização do voto, da urna eletrônica e, principalmente, da liberdade de escolhermos os nossos representantes no contexto estadual e nacional, seja em casa ou longe dela, pelo voto em trânsito.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os locais de votação preparados para receber o voto em trânsito devem ser consultados no site da Justiça Eleitoral . Este instrumento oferecido ao eleitor é essencial para pessoas que não podem estar em casa no dia da eleição, seja no primeiro ou segundo turno, mas não querem abrir mão de escolher os seus representantes.
O Fórum Eleitoral de Paranaguá já recebeu 100 requerimentos solicitando o voto em trânsito, segundo estatísticas divulgadas até a tarde da quarta-feira, 17. O Colégio Diocesano Leão XIII será o local destinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para que pessoas que estão em Paranaguá, mas que aqui não residem, estando a trabalho ou lazer, longe de seus locais de residência, possam exercer seu direito e dever do voto.
É essencial que o eleitor esteja atento a todas as notícias da Justiça Eleitoral, não somente em torno do voto em trânsito, mas também sobre zonas eleitorais, urnas eletrônicas, regras para exercer o seu direito e dever se escolher os seus candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presente. Afinal de contas, a Justiça Eleitoral é a justiça da democracia.