conecte-se conosco

Editorial

Vacinação e a veracidade das informações

Vacinação contra a Covid-19 tem alcançado índices cada vez mais favoráveis no Estado, mas ainda é preciso combater as notícias falsas

Publicado

em

Em reunião realizada nesta semana no Paraná, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou a importância da parceria com as prefeituras no combate a Covid-19. Especialmente, no andamento da vacinação, que tem alcançado índices cada vez mais favoráveis no Estado. As prefeituras não têm medido esforços para disponibilizar as doses assim que as mesmas chegam nas regionais de saúde. A exemplo dos municípios do litoral paranaense, que tem avançado na imunização das crianças de 5 a 11 anos, dando mais segurança aos pais devido a volta às aulas.

Também foi salientada a cobertura integral do Samu no Estado e os recursos aplicados na área de oncologia e queimados.

Algo citado pelo secretário Beto Preto, durante a reunião, merece atenção especial neste momento, pois diz respeito à segurança da população. Ele lembrou da importância de combater as notícias falsas que circulam sobre a vacinação, que colocam em dúvida a eficácia da vacina contra a Covid-19 e afirmam sobre os riscos e sequelas que as doses poderiam trazer. Informações irreais que nunca estão amparadas pela ciência.

É preciso combater essas informações não as disseminando nas redes sociais, indagando sobre a intenção de cada mensagem e confiando somente naquilo que já foi comprovado pelos cientistas. A criação e a ampla divulgação desse tipo de conteúdo relacionado a vacinação dos cidadãos pode custar caro para o sistema de saúde e para a sociedade como um todo.

Quanto mais pessoas se vacinarem com todas as doses recomendadas, mais perto se chega do fim da pandemia. Esse é o caminho apontado por órgãos, entidades e especialistas que têm estudado o vírus desde o seu surgimento. E é nelas que a opinião pública deve estar amparada.

plugins premium WordPress