Connect with us

Editorial

Paraná se destaca na área da educação

O Ideb foi divulgado nessa semana

Publicado

em

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma ferramenta utilizada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino no Brasil. Os dados obtidos por meio de avaliações aplicadas a crianças e jovens estudantes ajudam a traçar metas e indicam onde as escolas precisam melhorar. Ajudam também a criar políticas públicas para que regiões onde os índices estejam muito baixos possam receber mais atenção das autoridades e dos órgaos ligados à educação.

Nesta semana, os índices de 2019 foram divulgados. A boa notícia é que o Paraná está em posição de destaque perante outros Estados do País, principalmente, no que se refere à educação no Ensino Médio. O Estado alcançou a quarta melhor nota entre as redes estaduais do Brasil. Das 399 cidades do Estado, houve alta na nota em 359 delas. 

Os índices são uma motivação a várias comunidades escolares que realizam um trabalho de excelência em prol da educação pública de qualidade. O reconhecimento desses profissionais se torna ainda mais importante não só pela atuação no ano passado, quando as avaliações do Ideb foram aplicadas, como no atual momento. Durante a pandemia, os professores estão se superando com o desafio do ensino a distância.

Os Estados que colocam a educação em primeiro lugar na gestão colhem não só os frutos no momento presente, como no futuro. Que o Paraná possa continuar como modelo para outros Estados e que boas práticas possam ser replicadas para que aquelas escolas que não alcançaram boas notas consigam se recuperar no próximo índice.