conecte-se conosco

Editorial

Vacinação do grupo de pessoas com comorbidades é iniciada

Paranaguá iniciou na quinta-feira, 6, a imunização contra a Covid-19 do grupo composto por pessoas com comorbidades na faixa etária de 55 a 59 anos

Publicado

em

Paranaguá iniciou na quinta-feira, 6, a imunização contra a Covid-19 do grupo composto por pessoas com comorbidades na faixa etária de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidade com 18 a 59 anos e pessoas com síndrome de Down com 18 a 59 anos.

O município vem seguindo as orientações do Ministério da Saúde, e o grupo será vacinado por idade – ou seja, do mais velho para o mais novo. A comorbidade é um conjunto de causas que torna uma doença mais grave ou complexa.

Para serem imunizadas, as pessoas devem preencher um cadastro que está disponível no site oficial da Prefeitura de Paranaguá.

Somente as pessoas que realizarem o cadastro e receberem um e-mail de confirmação da Secretaria Municipal de Saúde poderão ser vacinadas. Só após isso, devem se dirigir à Estação Ferroviária para dar início à imunização. Reforçando que quem ainda não recebeu o e-mail confirmando a data da vacina, deve aguardar a confirmação, antes de procurar o local de imunização, evitando aglomerações.

Outro ponto importante e que precisa ser destacado é o de quem já teve a Covid-19 e está no grupo de comorbidades, pois essas pessoas também devem se vacinar, pois os cientistas ainda não sabem o tempo que dura a proteção da doença, principalmente com as variantes em circulação. O que já foi constatado são os casos de reinfecção e, mesmo que tenha sido um caso na forma leve, tem de imunizar porque poderá contaminar as pessoas com quem convive e as demais que tiver contato, por isso a necessidade de manter todos os cuidados de prevenção, como o uso de máscara, lavar constantemente as mãos ou utilizar álcool em gel e manter o distanciamento social.

Lembrando que quem já teve a Covid-19 dever ser vacinado 30 dias após o início dos sintomas. Se não teve sintoma, apenas o PCR-RT positivo, a orientação é também se vacinar 30 dias depois deste exame. Neste momento, os cuidados valem tanto para a Covid-19 quanto para qualquer outra vacina.

Caso você ainda não tenha efetuado o seu cadastro, e faz parte do grupo que está sendo imunizado, procure seu médico para pegar o laudo médico, faça o cadastro e aguarde a confirmação através de e-mail da Secretaria Municipal de Saúde. Lembrando que a imunização é realizada em duas etapas e para sua eficácia deve ser cumprida à risca.

Em alta

plugins premium WordPress