conecte-se conosco

Editorial

Um passo importante no acolhimento para mulheres vítimas de violência

Paranaguá, terá uma casa para acolher mulheres vítimas de violência

Publicado

em

editorial

Neste mês, foi anunciada a licitação para reforma de um imóvel no bairro Emboguaçu, em Paranaguá, para a criação de uma casa para acolher mulheres vítimas de violência. O espaço deve funcionar aos moldes da Casa da Mulher Brasileira, que tem unidades somente em algumas cidades do País, mantidas com recursos do Governo Federal. Em Paranaguá, a iniciativa para a criação do espaço é da própria prefeitura e simboliza um avanço no atendimento dessas mulheres que, muitas vezes, não conseguem sair de um ciclo de violência pela dependência financeira dos companheiros.

Neste caso, todas as mulheres que forem vítimas de violência doméstica e, até mesmo, em casos de violência sexual, serão recebidas nesta casa que terá atendimento humanizado com profissionais capacitados.

As unidades da Casa da Mulher Brasileira funcionam em São Luís (MA), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Brasília (DF), estas com recursos do Governo Federal. Todas contabilizaram mais de 1,2 milhão de atendimentos, revelando a realidade apresentada no País. Por isso, é necessário que as autoridades cada vez mais entendam a problemática e atuem no sentido de contribuir para a retomada de vida dessas mulheres.

Devido ao tempo para a realização de todos os trâmites iniciais, começando pela contratação da empresa e início das obras, até a entrega do imóvel em Paranaguá, ainda falta muito para a casa funcionar. Mas, sem dúvida, o primeiro passo para o acolhimento e garantia dos direitos de mães e mulheres já foi dado. Que o espaço seja um local de referência e que a iniciativa se torne exemplo também para outros municípios para mudar a realidade de tantas mulheres parnanguaras que precisam desse suporte.

Em alta