conecte-se conosco

Editorial

Paraná tem novas medidas de proteção às mulheres

Publicado

em

editorial

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado do Paraná lançou um pacote de ações voltadas para a proteção das paranaenses. Chamado “Mulheres por um Paraná sem Violência”, o pacote de ações conta com diversas frentes de atuação, envolvendo a criação da ouvidoria da mulher, criação de comissão para atuar nos casos de denúncias de violência no ambiente de trabalho, ambiente adequado para escuta de mulheres vítimas de assédio, campanhas de conscientização, salas de aleitamento materno nos prédios públicos, além de um programa para aceleração de Liderança Feminina para as servidoras estaduais.

Ainda nessa semana, o governo também anunciou a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial (Semi). O objetivo é garantir o suporte financeiro ao planejamento, implantação, execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

Todas essas medidas reforçam a urgência de ações em proteção das mulheres diante dos dados observados diariamente no Estado e no País. Embora muito já tenha sido alcançado e conquistado, em especial leis e formas de conscientização, é imprescindível que as ações não parem por aí, pois muitas ainda são vítimas de violência, assédio e importunação.

No ano passado, o Paraná registrou mais de 28 mil casos de violência doméstica nos primeiros seis meses do ano, segundo a Sesp (Secretaria de Estado de Segurança). No mesmo período, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) registrou mais de 20 mil solicitações de medidas protetivas. Ou seja, muito já foi feito, mas ainda há um caminho a ser percorrido no que diz respeito à proteção e valorização das mulheres e todas novas medidas aplicadas são bem-vindas para que a sociedade evolua nesse sentido.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress