Editorial

Síndrome de Down: inclusão e garantia de direitos

Começaram a ser entregues as carteiras de identificação para pessoas com Síndrome de Down, em Paranaguá

editorial

Ontem, terça-feira, 21, Paranaguá deu mais um passo na construção de uma cidade mais inclusiva, algo que tem sido proposto com várias ações como a implantação do Centro de Autismo, da Central de Libras e com a criação da Secretaria de Inclusão, mais recentemente. Em solenidade realizada pela prefeitura, começaram a ser entregues as carteiras de identificação para pessoas com Síndrome de Down. O evento aconteceu no dia em que se celebra o Dia Mundial da Síndrome de Down, data criada para conscientizar a sociedade sobre o tema e, assim, propor iniciativas que contribuam com o alcance dos direitos desse público.

As crianças que possuem Síndrome de Down crescem e se desenvolvem de maneira diferente da maioria e geralmente apresentam comorbidades como malformações cardíacas, alterações visuais e auditivas, obesidade, entre outras, que precisam de diagnóstico e acompanhamento precoce.

Alguns direitos já foram conquistados pelas famílias como passe livre de transporte, benefício do INSS e acesso à educação inclusiva. Desta forma, a carteira de identificação instituída por lei em Paranaguá, feita pela Secretaria Municipal de Inclusão, é um direito a mais. O documento contribui na garantia da atenção integral, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, oportunizando que seja garantida dignidade e acessibilidade a essas pessoas que já enfrentam muitos desafios no dia a dia.

Essas datas simbólicas ajudam a sociedade a pensar sobre políticas públicas que podem contribuir para uma sociedade mais igualitária, chama a atenção para o acesso aos direitos, além de conscientizar sobre temas importantes no âmbito da inclusão das pessoas com deficiência.

Síndrome de Down: inclusão e garantia de direitos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Síndrome de Down: inclusão e garantia de direitos

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.