conecte-se conosco

Editorial

Vacina brasileira a caminho

O Brasil começa o mês de março com uma notícia positiva. No dia 1.° foi anunciado que, em cerca de nove meses, o País terá desenvolvido uma vacina contra a Covid-19

Publicado

em

Com uma declaração do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o Brasil começa o mês de março com uma notícia positiva. No dia 1.° foi anunciado que, em cerca de nove meses, o País terá desenvolvido uma vacina contra a Covid-19. O Brasil já é conhecido pelo seu programa nacional de imunização que engloba a proteção de crianças, jovens, adultos e idosos  e previne diversas doenças que já fizeram vítimas em todo o mundo. Com todas as doses disponibilizadas gratuitamente nas unidades de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por isso, a criação de uma dose em solo brasileiro é tão relevante, pela importância dada ao longo da história para a proteção da população. Embora ainda tenha uma parcela que não acredite ou simplesmente ignore o poder desses avanços para a humanidade. Haja vista a queda no número de cobertura vacinal de crianças, por exemplo, em várias regiões do País nos últimos anos.

Contra poliomielite, sarampo, rubéola, Covid e tantas outras enfermidades, já foi comprovada a relevância das doses para evitar que pessoas fiquem internadas em hospitais e os óbitos resultantes naqueles casos em que o quadro se torna irreversível. 

Ainda assim, mesmo com todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS já terem mostrado sua eficácia no controle e, até mesmo, na erradicação de várias doenças, muitos não acreditam no bem que elas podem oferecer. Principalmente contra a Covid, que no Início da pandemia, há cerca de dois anos, todos aguardavam ansiosos por algo que pudesse socorrer os infectados, evitar mais casos e auxiliar os profissionais de saúde que estavam sobrecarregados na linha de frente. 

O socorro já existe e, em breve, também poderá ser desenvolvido por brasileiros. Resta a população também fazer a sua parte e se prevenir com as doses já existentes.