conecte-se conosco

Editorial

Sinal de alerta para a prevenção de acidentes no trânsito

O mês de maio começou e, com ele, as ações de conscientização sobre a prevenção de acidentes no trânsito, o Maio Amarelo. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida” e o movimento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os índices de acidentes e a urgência em evitá-los

Publicado

em

editorial

O mês de maio começou e, com ele, as ações de conscientização sobre a prevenção de acidentes no trânsito, o Maio Amarelo. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida” e o movimento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os índices de acidentes e a urgência em evitá-los. A ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade visa colocar o tema em pauta envolvendo empresas, entidades de classe, associações e federações. É tornar assunto algo corriqueiro na rotina das cidades e estradas, mas que precisa de uma atenção especial quanto à prevenção.

Neste ano, o Brasil completa 10 anos de mobilização com a campanha Maio Amarelo e com a proposta de reduzir as alarmantes estatísticas relacionadas ao tema. Sobretudo quanto ao número de jovens mortos ou feridos em acidentes. Na faixa etária de 15 a 29 anos, estima-se que os acidentes de trânsito sejam o primeiro responsável pelas mortes. Além do drama para as famílias, os acidentes também têm um impacto na economia dos países, representando um custo percentual de 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada País.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em 2021, o Plano Global para a Década de Ação para Segurança Viária 2021-2030. A ideia é que sejam reduzidos em 50% o total de mortes e lesões no trânsito nos próximos anos. A redução dos índices é urgente, tendo em vista que mais de 3,5 mil pessoas morrem diariamente nas vias de todo o mundo, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes que poderiam ser evitadas.

Um trânsito mais seguro começa com a responsabilidade de todos os envolvidos, motoristas, ciclistas e pedestres, com ações diárias de valorização e respeito à vida. Que a campanha Maio Amarelo contribua mais uma vez para alertar sobre o problema e difundir informações na sociedade.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress