conecte-se conosco

Editorial

Setor de turismo é destaque no Paraná

Turismo foi o responsável por impulsionar o setor de serviços de forma geral no Estado

Publicado

em

editorial

O setor de turismo no Paraná teve uma alta de 5,3% em novembro de 2022, quando comparado ao mês de outubro do mesmo ano, e foi o responsável por impulsionar o setor de serviços de forma geral. A estatística colocou o Paraná na maior alta do País, ficando, inclusive, acima da média nacional, que registrou instabilidade no mesmo mês. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na quinta-feira, 12.

Já era esperado que após o período mais crítico da pandemia, com a necessidade de isolamento social que tirou a possibilidade de viajar, as pessoas voltassem a procurar pelos destinos como forma de redução do estresse e contato com a natureza. E isso realmente aconteceu. As viagens tomaram uma proporção maior, impulsionando o turismo em várias regiões. E, como mostram os dados, o Paraná seguiu essa tendência, ao lado do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá. A nível nacional, a pesquisa apontou que o setor ficou 10,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, mas está 0,5% abaixo do recorde alcançado em setembro de 2022. 

Acompanhar essa tendência é fundamental para que o Estado se consolide como um destino turístico em suas regiões que oferecem opções para todos os públicos, idades e perfis de viajantes. O litoral do Paraná é, sem dúvida, um dos locais procurados e deve ter o turismo ainda mais impulsionado com os esforços que têm sido realizados. Haja visto as atrações da Operação Verão, com ampla programação nas praias, e a engorda da faixa de areia de Matinhos.

Que o turismo paranaense continue crescendo, através da divulgação dos destinos para que os turistas possam prestigiar as belezas que o Estado tem a oferecer e, assim, contribuir com a economia local, especialmente no litoral do Paraná.

Em alta

plugins premium WordPress