conecte-se conosco

Editorial

Setembro Azul: visibilidade e inclusão

O tema é pertinente pela data comemorada nesta semana, no dia 26 de setembro foi celebrado o Dia do Surdo e o mês tem a campanha Setembro Azul, com o objetivo de dar visibilidade à comunidade surda e lembrar sobre a importância da inclusão

Publicado

em

editorial

Paranaguá tem avançado na questão da inclusão e acesso de estudantes e comunidade em geral que possui alguma deficiência ou transtorno ao lazer, atendimento especializado e educação. Primeiro com a criação da Secretaria Municipal de Inclusão, uma das poucas no País destinadas a olhar com mais atenção para esse público e viabilizar atividades que favoreçam o bem-estar das famílias.

O tema é pertinente pela data comemorada nesta semana, no dia 26 de setembro foi celebrado o Dia do Surdo e o mês tem a campanha Setembro Azul, com o objetivo de dar visibilidade à comunidade surda e lembrar sobre a importância da inclusão. Paranaguá se destaca no assunto pela presença da Escola de Surdos Nydia Moreira Garcêz, que existe desde 1989 e hoje atende 33 alunos que têm a oportunidade de desenvolver plenamente suas atividades dentro do espaço de acolhimento e aprender sobre a linguagem brasileira de sinais.

Para incentivar a inclusão é preciso olhar para as necessidades das pessoas e avanços que ainda são necessários, mas também é importante ter o olhar de fora para dentro, no que a sociedade pode fazer para contribuir. Neste ano, a Prefeitura ofereceu cursos de Libras para os servidores, o que abre as portas para que os surdos possam ser auxiliados em situações do cotidiano, em diversos locais, propiciando maior socialização.

Paranaguá também tem a primeira vereadora surda eleita no Paraná, a professora pedagoga, Isabelle Dias, o que amplia a representatividade da comunidade e mostra às crianças e jovens, deficientes ou não, que se pode chegar onde deseja. Que a cidade continue sendo referência quanto ao suporte e protagonismo dos surdos e que a inclusão não deixe de ser uma meta nessa e nas próximas gestões, pois, dessa forma, toda a sociedade se beneficia.

Publicidade






Em alta