conecte-se conosco

Editorial

Setembro Azul e a força do exemplo

A Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcez é um instrumento valioso para o aprendizado de crianças surdas no litoral

Publicado

em

A Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcez é um instrumento valioso para o aprendizado de crianças surdas no litoral, que têm a possibilidade de aprender a língua de sinais e se desenvolver com seus pares linguísticos. Nesse mês, voltado também para ações de visibilidade da comunidade surda, a escola se destaca mostrando que ser surdo não significa uma pedra no caminho para os pais e, muito menos, para as crianças.

Hoje, muitos surdos em Paranaguá estudam, se qualificam, trabalham e podem fazer suas escolhas como qualquer adulto. Muito desse alicerce é obtido por meio do apoio da equipe da escola Nydia, que tem mostrado, ao longo dos anos de trabalho com a comunidade surda, que esses alunos são capazes de realizar o que desejarem. 

Para reforçar isso, neste mês, a escola desenvolve a ação “Surdos na Sociedade”, mostrando a trajetória de sucesso dos seus ex-alunos, que fizeram suas escolhas pessoais e profissionais como cidadãos que são. Desta forma, se alcança o objetivo máximo do Setembro Azul, dar visibilidade a comunidade surda e comemorar os avanços dos direitos alcançados.

Mostrar, de forma prática, através de uma linha do tempo, que esses ex-alunos puderam fazer escolhas certas com confiança é uma demonstração clara de que as crianças podem chegar onde elas desejarem. A exemplo da professora Isabelle Dias, eleita vereadora de forma inédita em Paranaguá, fato que repercutiu em todo o País. Isabelle também foi aluna da escola e hoje carrega a bandeira da inclusão, representando toda essa comunidade.

Os surdos ainda enfrentam situações de exclusão e preconceito e, por isso, a campanha se torna tão relevante, para dar visibilidade e mostrar que eles têm quebrado diariamente as barreiras da acessibilidade.

Em alta

plugins premium WordPress