conecte-se conosco

Editorial

Qualidade das águas no litoral

Os visitantes e a população local podem conferir os locais próprios para banho no site do IAT e também ficar atentos à sinalização nas praias

Publicado

em

A temporada de verão começou no litoral do Paraná com grande movimento de turistas que vieram aproveitar a região, principalmente, nesta época do ano. Os dias de sol têm prevalecido nas praias e favorecido o alto fluxo de visitantes. O Verão Paraná – Viva a Vida reforçou a segurança com maior número de efetivo policial nas ruas, assim como de guarda-vidas nas praias com o intuito de atender as ocorrências e também prestar orientações. A temporada também conta com atrativos nas areias com esportes, jogos e atividades para o entretenimento de quem escolheu o litoral paranaense para aproveitar os dias de folga.

Além disso, o Estado do Paraná começou a divulgar, no último fim de semana, o boletim de balneabilidade, que será publicado até o mês de fevereiro, semanalmente. O informativo indica a qualidade das águas para banho e esportes aquáticos através de um monitoramento realizado pelo Instituto Água e Terra (IAT). 

Os visitantes e a população local podem conferir os locais próprios para banho no site do IAT e também ficar atentos à sinalização nas praias, onde há bandeiras vermelhas para que os banhistas possam estar cientes do perigo. Tal atenção é necessária já que, no litoral, 12 pontos foram apontados como impróprios, o que pode colocar a saúde em risco, pois várias doenças podem ser transmitidas por meio da água, entre elas gastrenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos.

É válido, para quem frequenta praias e rios da região, sempre acompanhar esse boletim, pois a situação pode mudar a cada análise da água, em pontos pré-determinados, for verificada. Esse e outros cuidados podem evitar transtornos nesse verão e garantir que a volta para casa seja mais tranquila.