Editorial

Pulseirinhas de identificação: medida é fundamental para a segurança das crianças nas praias

Trata-se de uma ação simples que garante a tranquilidade durante o verão, ainda que seja necessária a supervisão atenta e constante dos pais

editorial

O cuidado com as crianças nas praias é fundamental para garantir que a temporada de verão seja aproveitada por todos sem transtornos. Embora o cuidado para evitar afogamentos e outros acidentes sejam de extrema importância e indispensáveis para as famílias com filhos pequenos, a prevenção deve começar logo ao chegar na areia.

O Corpo de Bombeiros disponibiliza, em todos os postos de guarda-vidas, locais estes que devem ser os escolhidos para aproveitar o descanso, pulseirinhas de identificação para crianças. Desde o início da temporada 2023/2024, mil itens por dia são entregues. Totalizando cerca de 20 mil pulseiras desde o início da operação verão, que começou em 16 de dezembro. A medida garante a segurança dos pais no caso da criança se perder na praia, algo que ocorre com frequência.

Na última temporada de verão, de 2022/2023, foram distribuídas mais de 11 mil pulseirinhas de identificação. Ou seja, esta temporada já superou a distribuição por meio de um reforço junto ao público sobre a importância da medida para a segurança dos pequenos, especialmente pela grande movimentação de veranistas registrada no litoral paranaense. Além dos postos de guarda-vidas, no litoral do Paraná, a pulseira é distribuída pelas polícias Militar e Civil e agentes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Ao ser fixada no punho da criança com informações como nome e números de telefone, facilita a busca pelos responsáveis e evita que a diversão e o descanso na praia se transforme em situações de desespero para as famílias. Trata-se de uma ação simples que garante a tranquilidade durante o verão, ainda que seja necessária a supervisão atenta e constante dos pais.

Orientar as crianças para que procurem pelos postos de guarda-vidas se estiverem perdidas também é fundamental para a segurança. O verão é a época mais aguardada para curtir a praia, de maior movimento no litoral e, por isso, é também o momento mais oportuno de conscientizar as famílias para as ações preventivas para que a região seja conhecida pelas suas belezas e também pelo seu cuidado com a segurança.

Você também poderá gostar

Pulseirinhas de identificação: medida é fundamental para a segurança das crianças nas praias

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Pulseirinhas de identificação: medida é fundamental para a segurança das crianças nas praias

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.