Editorial

Páscoa: simbolismo além do consumo

Os cristãos católicos vivenciam, durante toda a Semana Santa, os momentos que marcaram a paixão, morte e ressurreição de Cristo, sendo uma das datas religiosas mais importantes na concepção religiosa.

A troca de chocolates se tornou uma tradição durante a Páscoa. Felizmente, além dos chocolates, muitas pessoas ainda dão valor ao real significado da data festiva: a ressurreição de Jesus. Os cristãos católicos vivenciam, durante toda a Semana Santa, os momentos que marcaram a paixão, morte e ressurreição de Cristo, sendo uma das datas religiosas mais importantes na concepção religiosa. Desta forma, o espírito da Páscoa permanece vivo, resistindo ao apelo para o consumo observado ano após ano.

O consumo no feriado de Páscoa se justifica pela oportunidade vista pelo comércio de retomada econômica. Neste âmbito, o feriado é a segunda data mais importante, perdendo apenas para o Natal. Além de ser esta uma chance também a pequenos empresários, que produzem seus produtos em casa e conseguem, com os chocolates, ter uma renda extra.

A Folha do Litoral News de hoje traz uma reportagem com o relato de mães que contam como "driblam" o consumo nesta época do ano e conseguem propor ensinamentos às crianças, os quais remetem ao real significado da data: a ressurreição de Jesus e todos os aprendizados que Ele deixa à humanidade ao ser morto na cruz.

Estar atento à educação das crianças mesmo nas datas festivas é importante para que esses momentos em família sejam lembrados na vida adulta. Mas, não há como fugir da troca de chocolates, presentes e do famoso coelhinho da Páscoa. Embora esses ícones estejam presentes em todos os lugares, o que deve ficar em primeiro plano é a chance de agradecer a Jesus o sacrifício, assim como, uma oportunidade de repensar nossas atitudes e renovar a esperança em dias melhores.

Que nesta Páscoa, independente de religião, as pessoas possam aproveitar o momento para refletir sobre valores que são cada vez mais necessários na sociedade, como amor ao próximo, tolerância, perdão, superação, renascimento, força e esperança. Que esses sentimentos sejam buscados diariamente entre as famílias e também sejam transmitidos às crianças. Feliz Páscoa!

Você também poderá gostar

Páscoa: simbolismo além do consumo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.