conecte-se conosco

Editorial

Paraná segue em destaque no tema doação de órgãos

A doação de órgãos é um assunto que deve ser falado e debatido na sociedade, no grupo de amigos, entre familiares, no trabalho, com os vizinhos, para que se possa tirar qualquer dúvida que se tenha a respeito. O ato das famílias de optar pela doação de órgãos é algo nobre que deve ser evidenciado

Publicado

em

editorial

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Paraná tem a menor taxa de recusa para doação de órgãos do País, com 28%. Outros Estados como Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo também apresentaram taxas baixas de acordo com o levantamento. No entanto, dessa vez foi mesmo o Paraná que alcançou o menor índice e esse é um motivo para comemorar.

A doação de órgãos é um assunto que deve ser falado e debatido na sociedade, no grupo de amigos, entre familiares, no trabalho, com os vizinhos, para que se possa tirar qualquer dúvida que se tenha a respeito. O ato das famílias de optar pela doação de órgãos é algo nobre que deve ser evidenciado.

Mas também é válido destacar que existe um trabalho para que esse índice pudesse ser alcançado e para que o Paraná tivesse esse destaque. Diversas ações de conscientização foram realizadas, além de capacitações para que os profissionais possam instruir e acolher as famílias da melhor forma. É um momento de dor e perda, mas que pode ter um novo significado quando há o “sim” para a doação de órgãos. Quantas pessoas que sofrem com doenças há anos, que realizam acompanhamentos por um longo período em hospitais não recebem uma chance de ter mais qualidade de vida depois desse “sim”.

Portanto, a solidariedade dos paranaenses deve ser sempre destacada a fim de motivar mais pessoas a serem doadoras e declararem isso em vida. Os investimentos em saúde são importantes para oferecer uma boa infraestrutura de atendimento e também são extremamente válidos para realizar o trabalho de capacitação dos profissionais que promovem a conscientização para que, através de atos de solidariedade como este, mais pessoas sejam salvas.

plugins premium WordPress