Alguns ecossistemas são de extrema relevância para a conservação da biodiversidade. Os mais destacados e importantes são respectivamente os recifes de corais e, logo na sequência, os manguezais, formações típicas de regiões litorâneas.
Apesar de sua característica lodosa, o que causa em alguns aspectos distanciamento e desapreço da população, os mangues são importantes para a vida marinha e a qualidade da água do mar, pois inúmeros organismos dependem desses locais para seu ciclo de vida e uma das explicações para isso é que o mangue, sobretudo a vegetação pertencente a esse nicho, sequestra dióxido de carbono da atmosfera, o que automaticamente possibilita amenizar as consequências do efeito estufa, além disso, são verdadeiras barreiras naturais contra a erosão.
Esses são apenas alguns argumentos básicos citados frequentemente para tentar conscientizar a população sobre a importância de se conservar tais espaços, pois é imprescindível que cada cidadão perceba e entenda que a vida se prolifera em meio ao manguezal, ali se encontram vários benefícios para se manter a vida em harmonia no ambiente marinho e também fora dele, pois a preservação do meio ambiente é um fator preponderante para a qualidade de vida da população em geral.
Paranaguá é rodeada de áreas de mangues. Ao se passar por locais que possuem esses ecossistemas, é fácil perceber que eles estão bastante descuidados. Há muito lixo de toda a espécie, desde garrafas pets, plásticos até pneus, sem mencionar o esgoto e as tão comentadas ocupações irregulares, as quais surgem como mais uma fonte de poluição e contaminação do meio ambiente. Neste contexto ainda é importante se ressaltar os aterros, os quais são comumente feitos para se construir edificações nos mangues. Essa realidade deve ser combatida fortemente, pois destruir essas áreas é prejudicar em grande escala o meio ambiente e consequentemente atingir a vida marinha e humana.
É preciso que medidas de controle da poluição sejam sempre tomadas e respeitadas por todas as pessoas, neste contexto, merece louvor a ação destacada em matéria veiculada nesta edição, a qual enfatiza trabalho implantado pelos Portos do Paraná visando a conservar e acompanhar as condições das áreas de mangue existentes em Paranaguá. Atividades assim podem, gradativamente, conscientizar a população e trazer cada vez mais benefícios para toda a comunidade.
O que se espera é que mais atividades sejam desenvolvidas por outras esferas e empresas, a fim de que os cidadãos se conscientizem de seu papel social e com isso haja um avanço na qualidade de vida da população.