conecte-se conosco

Editorial

O combate à dengue deve ocorrer durante todo o ano

O Aedes aegypti circula menos no inverno, mas não é por isso que nessa estação não é preciso eliminar os criadouros

Publicado

em

editorial

O litoral do Paraná registrou uma alta nos casos de dengue nas últimas semanas. Tendo em vista a necessidade em orientar a população sobre a importância de procurar atendimento médico ao perceber os sintomas da doença, a Prefeitura de Paranaguá divulgou os locais que devem ser procurados em casos de dengue clássica e dengue com sinais de alarme.

Representantes dos municípios do litoral se reuniram neste mês para traçar estratégias e atuarem em conjunto no combate à dengue, além da 1.ª Regional de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais do Paraná. Com maior ou menor número de casos, os municípios precisam estar atentos quanto às formas de enfrentar a doença e integrar os moradores para evitar acúmulo de lixo e entulho, um dos grandes problemas relacionados ao tema.

A tendência nesse período é que os casos sejam registrados com menos frequência. Mas, de todo modo, é importante lembrar sobre os cuidados e o que é possível fazer para evitar a proliferação do mosquito e, com ele, as doenças que podem ser transmitidas. O Aedes aegypti circula menos no inverno, mas não é por isso que nessa estação não é preciso eliminar os criadouros, já que estes podem ficar com ovos depositados e intactos por meses e quando a estação quente recomeçar eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo.

Para evitar que isso aconteça, a população deve estar ciente sobre a limpeza dos quintais, não guardar objetos que possam acumular água, não armazenar entulhos e ficar atenta aos horários da coleta da prefeitura em cada bairro.

Portanto, no inverno existe uma redução da circulação viral, mas não se pode descuidar, pois é neste momento que se deve redobrar a atenção e, no caso de surgimento de algum sintoma procurar atendimento médico no local mais adequado e preparado para isso.

Em alta

plugins premium WordPress