Connect with us

Editorial

Os desafios da identificação de doenças

É preciso destacar que os sintomas da Covid-19, gripes e resfriados se assemelham

Publicado

em

Neste período em que as pessoas estão passando por momentos de instabilidade em decorrência de uma doença viral, a Covid-19, ao surgir qualquer sintoma normalmente atribuído a esta infecção já é o início de preocupação e temor. No entanto, é preciso destacar que os sintomas da Covid-19, gripes e resfriados se assemelham, inclusive necessitando de cuidados muito parecidos.

A grande diferença entre as doenças supracitadas se encontra em uma das formas de prevenção: a vacina. Ao contrário da gripe, para combater o Coronavírus ainda não há esta imunização, as únicas formas de se prevenir é mantendo as normas de higiene, como lavar as mãos, fazer o uso, sempre que necessário, do álcool em gel, manter ambientes arejados, além de estabelecer o distanciamento e o isolamento social.

No período de inverno, é muito comum ser acometido por gripes e resfriados, além de um grande número de pessoas que possuem alergias e rinites, o que ocasiona espirros, coriza, em muitos casos, febre, entre outros sintomas, os quais se assemelham aos da Covid, daí a importância de se resguardar, para evitar o contato com o vírus, o qual está ativo e circulante.

Nesta edição da Folha do Litoral News, há uma matéria a respeito dos sintomas e das diferenças entre as doenças citadas neste texto, o que é fundamental para conhecimento da população. Uma das dicas importantes contidas na matéria diz respeito à busca por atendimento adequado ao surgirem sintomas, pois é preciso que um médico verifique e possa diagnosticar o paciente, a fim de que possa receber o tratamento adequado.

Neste ínterim, percebe-se a importância de se vacinar contra a gripe, tendo em vista se paziguar os sintomas e ficar imune ao vírus da Influenza.

Assim, cabe aos cidadãos se prevenir e buscar a conscientização acima de tudo.