Connect with us

Editorial

O voto consciente começa agora

Conhecer os candidatos nunca foi tão fácil e acessível

Publicado

em

Os eleitores de Paranaguá, assim como de todo o litoral e de todo o País, já podem conhecer melhor os candidatos a prefeito, vice e vereador que disputam as Eleições Municipais 2020. O que antes era apenas uma suposição ou uma demonstração de interesse pelos candidatos, desde o último sábado – quando foi encerrado o prazo para o pedido de registro de candidatura – passou a ser oficial o interesse desses cidadãos em estar à frente do Poder Executivo e Legislativo municipal.

E conhecer esses candidatos nunca foi tão fácil e acessível. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma plataforma completa com o nome de todos os candidatos de todas as cidades do País. Vale lembrar que ainda se tratam de pedidos de registro, ou seja, ainda aguardam julgamento para que eles sejam, de fato, opções nas urnas no dia 15 de novembro. Algo que pode ser confirmado nos próximos dias após análise pelo TSE.

Esse sistema do Tribunal é uma forma de facilitar ao eleitor o seu exercício da cidadania, com o fornecimento de informações que devem servir como base para que os eleitores possam determinar o seu voto com consciência. Além de poder visualizar dados como as propostas de governo de cada candidato, ainda é possível ver os bens declarados à Justiça Eleitoral, os recursos arrecadados, gastos de campanha, situação em eleições anteriores e prestação de contas.

Em Paranaguá, são 10 candidatos que buscam o seu voto. O próximo passo, portanto, é usar essa ferramenta a favor do município, nos mais diversos aspectos, e fazer a sua decisão pautado nas suas expectativas para a cidade para os próximos quatro anos.