conecte-se conosco

Editorial

O Corpo de Bombeiros e o desafio da Operação Verão

O 8.° Grupamento de Bombeiros, responsável pelo litoral do Paraná, apresentou na manhã de terça-feira, 7, seu novo comandante

Publicado

em

editorial

O 8.° Grupamento de Bombeiros, responsável pelo litoral do Paraná, apresentou na manhã de terça-feira, 7, seu novo comandante. O tenente-coronel Borba assumiu a função e tem pela frente o desafio de organizar e planejar as ações da próxima Operação Verão.  O período entre dezembro e meados de março exige do comando mais efetivo e preparo para evitar acidentes e salvar vidas.

Na última temporada de verão 2021/2022, o Corpo de Bombeiros intensificou as ações preventivas dos guarda-vidas para evitar afogamentos. De acordo com balanço divulgado, foram cerca de 145,874 advertências e orientações, um aumento de 16,63% em comparação com a temporada anterior, que somou 125.064 ações deste tipo. A corporação também fez mais de 800 salvamentos na Operação Verão Paraná – Viva a Vida, realizada entre 18 de dezembro de 2021 e 6 de março de 2022.

Na última temporada também foi destaque o número de crianças encontradas nas praias graças à utilização das pulseiras de identificação distribuídas pelos guarda-vidas. O Corpo de Bombeiros também atuou fora da areia e da água durante o Verão Paraná, como no Atendimento Pré-hospitalar, que na temporada 2021/2022 registrou 425 ocorrências, contra 377 no ano anterior. 

A atuação do Corpo de Bombeiros é fundamental para oferecer segurança para a população que reside no litoral, assim como para os visitantes que frequentam as praias do Paraná.  Esses profissionais têm o prestígio da sociedade e contam com ela para haver um trabalho em conjunto a fim de conscientizar sobre os riscos que podem ser evitados.

Desta forma, espera-se que, mesmo diante dos desafios que a Operação Verão impõe para a região, que o novo comandante tenha sucesso no planejamento e execução  da temporada para fortalecer ainda mais o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Continuar lendo
Publicidade