conecte-se conosco

Editorial

O câncer infanto-juvenil e a necessidade de informação

Nessa semana, no dia 15 de fevereiro, se comemora o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, para que o mundo volte o olhar para os tratamentos e recursos disponibilizados, números de casos e, principalmente, para a importância do diagnóstico precoce

Publicado

em

O câncer infantil é uma preocupação da sociedade no que se refere a assistência necessária para esse público, que possui direitos previstos. Nessa semana, no dia 15 de fevereiro, se comemora o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, para que o mundo volte o olhar para os tratamentos e recursos disponibilizados, números de casos e, principalmente, para a importância do diagnóstico precoce, que aumentam as chances de cura.

Para isso, é fundamental que a criança seja acompanhada periodicamente por um médico pediatra, além de uma atenção da família para qualquer indício de problema. No entanto, se sabe que a garantia do direito à saúde nem sempre chega a todos, uma dificuldade a mais para ser superada no País. O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) destacou, em reportagem publicada nesta edição, o papel dos profissionais de assistência social para dar o devido acolhimento às famílias dessas crianças e também para lutar pelos direitos delas previstos por lei.

Dessa forma, se as famílias estiverem amparadas e com conhecimento sobre os seus direitos, o processo fica mais facilitado. Para as famílias que recebem o diagnóstico, todo esse processo gera muita fragilidade até que se conheça mais o inimigo a ser combatido e as armas que existem para lutar contra ele.

O objetivo central da data, que já está na 21.ª edição, é promover a conscientização e educar o público em geral e profissionais de saúde sobre o câncer infanto-juvenil. Além de favorecer o acesso da população ao que tem de mais avançado a tratamentos e medicamentos. Com todos os esforços e amparo para a recuperação das crianças, é possível devolver a elas uma infância feliz e saudável após a doença.