conecte-se conosco

Editorial

Novo ano com mudanças

Após dias de festa e comemorações para celebrar a chegada de 2023, é hora de ver as novidades desse começo de ano

Publicado

em

editorial

Após dias de festa e comemorações para celebrar a chegada de 2023, é hora de ver as novidades desse começo de ano. Além da mudança na presidência da República, com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo, dia 1.º, em cerimônia oficial em Brasília, também aconteceu a posse dos governadores. No Paraná, Ratinho Júnior participou da cerimônia acompanhado de sua família, destacando os compromissos em diversas áreas para os próximos quatro anos de governo.

Desta forma, na primeira segunda-feira do ano, dia 2 de janeiro, o Governo do Paraná anunciou algumas novidades, entre elas os serviços de infraestrutura que devem avançar neste ano em várias regiões do Estado e as secretarias desse mandato. As pastas de Esporte, Cultura e Turismo, que estavam em outras secretarias, ganharam independência de gestão com o status de secretaria. O destaque fica por conta da criação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, atendendo áreas que estão em evidência no País. O texto, aprovado pela Assembleia Legislativa no final de 2022, foi assinado pelo chefe do Poder Executivo depois da posse para o segundo mandato.

Também entra como novidade neste início de ano o reajuste do piso salarial estadual, uma referência para a negociação das categorias sindicalizadas e uma garantia para aquelas que não têm sindicato ou acordos e convenções coletivas de trabalho. O cálculo final será feito ao longo de janeiro, depois da divulgação oficial do INPC, prevista para a segunda quinzena do mês.

Entram em vigor nessa primeira semana do ano novas regras para o Pix, a modalidade de transferência que tem sido cada vez mais utilizada pelos brasileiros pela facilidade e agilidade das transações tanto para pessoas físicas como para jurídicas. Vale ficar de olho para as mudanças que devem beneficiar ainda mais os brasileiros que utilizam a modalidade.

Nesta primeira edição do ano, a Folha do Litoral News traz essas e outras notícias com detalhes para que o leitor esteja informado sobre algumas das mudanças que farão parte de 2023.

Publicidade










plugins premium WordPress