A construção de uma nova ponte na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, é uma benfeitoria urgente e necessária para toda a população parnanguara, uma demanda existente há décadas na cidade-mãe do Paraná que está cada vez mais perto de se tornar realidade. Na terça-feira, 23, foi iniciada a colocação das estacas que darão suporte à nova ponte, algo observado por milhares de cidadãos que passavam pela região, uma ação do Governo do Estado e Prefeitura de Paranaguá que beneficiará diretamente a sociedade local.
A obra realizada conta com investimento total do Estado de mais de R$ 14,4 milhões na colocação dessas estacas, etapa essencial para a benfeitoria, que está com 25% do seu andamento concluída. Este é um projeto audacioso e necessário, com execução de uma ponte em concreto urbano em plena área urbana de Paranaguá em um dos principais pontos de fluxo de pessoas e, futuramente, de veículos na cidade, contando com mais de 2.088 metros quadrados.
O Poder Público compreendeu que não basta apenas investir em algo novo, sendo também necessário melhorar o que já existe. A passarela da Ilha dos Valadares existente e que foi e segue sendo essencial para a conexão da Ilha dos Valadares ao centro do município, sendo uma das principais obras realizadas na história de Paranaguá, será também revitalizado. Ou seja, pedestres, ciclistas e veículos serão beneficiados, algo que demonstra a compreensão da coexistência de modais necessária para os tempos atuais.
A previsão para a entrega da nova ponte, segundo o Estado, é para meados de 2024. A benfeitoria é histórica não somente pelo seu contexto estrutural e de mobilidade urbana, mas também pela integração e desenvolvimento econômico e social que trará consigo, beneficiando o comércio e o turismo local e, acima de tudo, respeitando milhares de parnanguaras que precisam urgentemente de uma nova ponte há décadas.