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Editorial

Nova Moega ferroviária aumentará a capacidade de descarregamento do Porto de Paranaguá

Na manhã de segunda-feira, 7, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior recebeu o projeto executivo da nova estrutura da nova moega ferroviária, popularmente chamada de Moegão

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Na manhã de segunda-feira, 7, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior recebeu o projeto executivo da nova estrutura da nova moega ferroviária, popularmente chamada de Moegão.

Com uma área total de quase 600 mil metros quadrados, o Moegão terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões, em três linhas independentes, aumento de 63% na capacidade.

Os granéis sólidos vindos pela ferrovia serão descarregados no Moegão e enviados aos onze terminais interligados do Corredor Leste.

Considerada a maior obra do país no setor portuário na atualidade, terá um investimento de R$ 592 milhões do Governo do Estado. A estrutura vai contar com três linhas diferentes, com capacidade de movimentar cerca de duas mil toneladas por hora cada uma. Para isso, será construída uma nova pêra ferroviária de acesso, um pátio em formato circular que possibilita o transporte da carga sem a necessidade de desmembramento do trem.

A expansão da capacidade propiciada pelo Moegão vai garantir um equilíbrio entre o transporte de cargas por rodovias e ferrovias.

A obra também é uma garantia de que o Porto de Paranaguá estará preparado para atender à crescente demanda gerada pelo projeto da Nova Ferroeste, que vai permitir o escoamento da produção do interior do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina via trem para exportação via Paranaguá.

Outro benefício direto acontecerá no trânsito da cidade de Paranaguá, com a redução de 16 para cinco cruzamentos da linha férrea com as vias urbanas, além do fim das manobras dos trens que ocorriam nestes trechos. A medida deve garantir menos filas de espera de motoristas, e também menos riscos de acidentes.

Após a conclusão do Moegão, a expectativa é de que mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos saiam anualmente por Paranaguá, ampliando para 50% a participação do modal ferroviário no transporte de cargas que passam pelo porto. A obra também vai gerar uma economia de 30% nos custos de transporte, diminuir os impactos ambientais com 73% a menos de CO2 emitido.

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