conecte-se conosco

Editorial

Navio dedicado a pesquisa oportuniza a vivência do ambiente marinho

O navio Ciências do Mar é um laboratório flutuante dedicado à pesquisa das universidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina

Publicado

em

editorial

Na manhã de sexta-feira, 4, um grupo formado por estudantes e professores desembarcaram no Porto de Paranaguá após uma viagem no navio Ciências do Mar I, um laboratório flutuante dedicado à pesquisa das universidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Desta última vez, foram os estudantes do curso de Engenharia de Pesca, da Unioste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), do município de Toledo, que passaram pela experiência de ficar alguns dias embarcados para vivenciar a rotina no mar, coletar amostras para pesquisa e obter conhecimento para a sua formação acadêmica.

O Porto de Paranaguá deu todo apoio para a equipe, que deixou a cidade rumo a Toledo já ao desembarcarem do navio de pesquisa. Uma experiência como essa, certamente, será levada para a vida dos estudantes e docentes. Além dos aprendizados sobre o mar, algo distante da realidade desse grupo, em específico, que reside no interior, os mesmos tiveram vivências que irão contribuir para a escolha da área que desejam seguir dentro do curso que escolheram.

Além da teoria aplicada na prática, a experiência se faz necessária pela importância de conhecer o ambiente marinho atualmente por meio de pesquisas e as mudanças provocadas ao longo dos anos, que apontam para a necessidade de conservação da biodiversidade.

Cabe destacar também o incentivo à educação e pesquisa por meio de um navio voltado exclusivamente para a formação profissional de estudantes das áreas de ciências marinhas da Região Sul. Assim como este, existem outros pelo País que fazem parte do Programa de Experiência Embarcada do Ministério da Educação. Uma importante ferramenta que possibilita essa oportunidade única de vivenciar o ambiente marinho.

Em alta

plugins premium WordPress