No último fim de semana, de acordo com os boletins registrados pelo Hospital Regional do Litoral (HRL), 10 pessoas região litorânea perderam suas vidas para a Covid-19. Esses óbitos não são números, são pessoas que partiram antes do que deveriam devido a uma doença nova, que já levou embora milhões de pessoas no mundo. Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas, caso as medidas preventivas contra o Coronavírus fossem mais respeitadas.
Sabemos que a vacina é a única cura possível para a doença, entretanto, há ações que podem ser colocadas em prática para controlar a contaminação em massa das pessoas com o vírus. São atos que são ditos incessantemente pela Folha do Litoral News, pelos órgãos de saúde, pelas autoridades que são responsáveis, pela imprensa e por todos que acreditam na ciência e na fraternidade: usar máscara, não aglomerar, respeitar o distanciamento social, lavar as mãos e usar o álcool em gel e, acima de tudo, respeitar o próximo.
Entretanto, há pessoas que simplesmente não se comovem mais com as mortes decorrentes da Covid-19, desrespeitando os decretos, se aglomerando, não usando máscara e espalhando fake news. Pior que isso, relativizam os óbitos, criam mentiras infundadas de que as autoridades e hospitais estariam mentindo, que a imprensa estaria abordando o tema com a intenção de criar pânico na população. São tantos absurdos, que chega a doer ficar listando ignorância e desrespeito. A pandemia está aí faz um ano, famílias enterram os seus mortos sem direito a velório ou caixão aberto, pessoas se recuperam da doença, mas vivem com comorbidades causadas pelo vírus. Ignorar todo este cenário é algo deplorável.
Outro ponto a ser ressaltado é que cada vez mais pessoas jovens morrem devido à Covid-19. Nos últimos dias, no HRL, moradores no litoral com 44, 46 e 57 anos perderam a batalha contra o vírus e vieram a óbito. Entram procurando respirador, saem direto para ser enterrados. É uma realidade dura, triste, mas que precisa ser exposta. As novas variantes possivelmente são mais letais e infecciosas e já devem estar circulando na região. Portanto, se você possui amor à vida, planos para o futuro e carinho com seus familiares, amigos, companheiros e companheiras, respeite as medidas restritivas e preventivas ao Coronavírus. Só assim conseguiremos controlar este cenário caótico e triste, digno de filmes de terror e ficção científica.
Leia também: Ala Covid-19 do HRL no limite reforça insistência nas medidas restritivas