conecte-se conosco

Editorial

Ala Covid-19 do HRL no limite reforça insistência nas medidas restritivas

Mais um editorial é feito pela Folha do Litoral News pedindo encarecidamente para que a população mantenha o distanciamento, use máscara, higienize as mãos, respeite as medidas restritivas. Insistiremos, pois o jornalismo é o exercício contínuo da busca por uma sociedade justa e fraterna, com base na ciência, na ética e na cidadania

Publicado

em

Ala Covid-19 do HRL no limite reforça insistência nas medidas restritivas

Na sexta-feira, 5, o “sextou” ganhou ares de desespero. Os números crescentes da pandemia de Covid-19 no Paraná parecem estar longe de ser controlados. O diretor-geral do Hospital Regional do Litoral (HRL), Giovani de Souza, usou suas redes sociais para alertar a população quanto à situação preocupante da unidade hospitalar, a qual atingiu, na Ala Covid-19, 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 90% na enfermaria. Ou seja, o risco de colapso está mais perto que nunca. 

O HRL e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão se desdobrando para que o atendimento a pacientes com Covid-19 seja oferecido aos moradores no litoral. Trinta e cinco leitos foram criados na Ala Covid-19 do Hospital Regional desde o início da pandemia. Além disso, a Sesa concedeu apoio aos municípios da região, que, por meio das suas prefeituras, também estão se esforçando para que a pandemia não fique ainda mais descontrolada.

Ao que assistíamos em Manaus há meses, onde faltavam leitos e o colapso assustava toda a população devido à pandemia, está muito perto de acontecer no litoral. E há uma relação direta nesta crise com a irresponsabilidade por grande parte da população, que desrespeita as medidas preventivas e obriga o Poder Público a criar decretos restritivos. A pandemia veio para mostrar que a sociedade não é autossuficiente, que se dependermos de apenas nós mesmos, cidadãos, para que crises humanitárias sejam superadas, iremos afundar na morte e no caos. 

Mesmo com os decretos restritivos divulgados desde o final de fevereiro de 2021 pelo Governo do Estado, com ampliação do toque de recolher, “lockdown” e reforço do uso de máscara, distanciamento e higienização, os números não diminuíram. Isso ocorre por ainda estarmos colhendo frutos dos desrespeitos às medidas preventivas dos últimos meses e, principalmente, no Carnaval. Além do mais, mesmo com o “lockdown”, é perceptível nas ruas que há pessoas que insistem em desrespeitar os decretos, rompendo com um pacto social necessário para que a Covid-19 seja superada.

Mais um editorial é feito pela Folha do Litoral News pedindo encarecidamente para que a população mantenha o distanciamento, use máscara, higienize as mãos, respeite as medidas restritivas. Insistiremos, pois o jornalismo é o exercício contínuo da busca por uma sociedade justa e fraterna, com base na ciência, na ética e na cidadania.

Leia também: Envio de vacinas contra a Covid-19 precisa aumentar para imunização ser acelerada

Em alta

plugins premium WordPress