Em função das baixas coberturas vacinais em todo o País, no próximo sábado acontece mais um Dia D. A mobilização será realizada em algumas unidades básicas de saúde em Paranaguá (Vila Garcia, Emir Roth e Serraria do Rocha) com funcionamento até as 21h. A força-tarefa é necessária para proteger mais pessoas de doenças que podem ser prevenidas há décadas de acordo com o Programa Nacional de Imunização.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) anunciou nessa semana o Dia D em ao menos 235 postos no Estado, em parceria com as prefeituras e Conselhos Municipais de Saúde. Também foi divulgada a porcentagem de vacinados conforme as doses e campanhas. Contra a gripe, por exemplo, foi alcançada cerca de 70% das pessoas, enquanto o recomendado é 90%. Vale lembrar que a dose já está disponível para o público em geral acima de seis meses de idade.
Chama a atenção também outras doses recomendadas que estão distantes da cobertura, como a Hepatite B, com cerca de 57% do público imunizado e HPV em meninos, que está apenas com cerca de 46% do público-alvo protegido.
A hepatite B é uma doença infecciosa considerada uma infecção sexualmente transmissível que, em sua forma crônica, pode causar problemas sérios de saúde como danos no fígado, câncer hepático, cirrose e até a morte.
Já a vacina contra o HPV, que não chegou nem em 50% em meninos de 11 a 14 anos, é importante para evitar alguns tipos de câncer.
Muitos profissionais de saúde estarão nessa força-tarefa no sábado a fim de melhorar esses números para o bem-estar da população. Esta, por sua vez, precisa novamente se conscientizar sobre a atualização das carteiras de vacinação, especialmente a de crianças que possam estar com doses atrasadas.